Servidores da Assessoria de Governança Regional Estratégica (AGRE) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena visitaram, no dia 19/11, a sede da Ouvidoria de Saúde do município de Barbacena. O objetivo foi conhecer a estrutura e realizar alinhamentos relacionados à ouvidoria de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A visita teve como objetivo a aproximação da Ouvidoria do SUS estadual no nível regional com aquela ouvidoria. O intuito é o estreitamento nos processos de tramitação entre as duas ouvidorias, conhecendo sua organização no município, fluxos, organização com pontos focais, além dos tipos e os números de manifestações de ouvidoria”, afirmou o coordenador da AGRE, Evaldo Borges.
Na ocasião, Evaldo e a referência técnica em Ouvidoria da SRS Barbacena, Patrick Ruffo, se reuniram com o Ouvidor Geral de Barbacena, Wellington Almada, e o Ouvidor da Saúde do município, Alex Dias.
O Ouvidor Geral de Barbacena explicou como funcionam os serviços no município. “Em Barbacena, a Ouvidoria está subordinada à Controladoria Geral do Município, o que possibilita a independência nos trabalhos e um o fortalecimento da atuação do órgão”, afirmou.
Ele apresentou as instalações da sede, que estão adequadas ao melhor atendimento para o cidadão, incluindo acessibilidade. “Já temos quase 15 anos de funcionamento da Ouvidoria de Barbacena com estrutura física. Hoje estamos em um espaço bem estruturado para acolher os cidadãos”, afirmou Wellington. Ele destacou que as manifestações recebidas são majoritariamente por e-mails, telefone e via site próprio no portal da Prefeitura. E a maior quantidade das manifestações se referem a reclamações e solicitações, sendo poucas as de sugestões ou outras demandas.
Ouvidoria da Saúde
“A Ouvidoria de Saúde tem um papel estratégico para contribuir na missão da Administração Pública de transformar a maneira de pensar e fazer saúde pública, entregando soluções consistentes e eficazes aos cidadãos”, disse a referência técnica em Ouvidoria da SRS, Patrick Ruffo. Segundo ele, a ouvidoria é um canal de interlocução entre a sociedade e o Governo, “auxiliando diretamente na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços públicos, para que o cidadão seja, a cada dia, mais bem atendido”, destacou.
Ela é responsável por receber, registrar e enviar resposta às reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios dos cidadãos sobre serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como consultas, exames, medicamentos, cirurgias, vacinação, vigilância sanitária e epidemiológica, dentre outros assuntos. o órgão acompanha o tratamento da manifestação até a decisão administrativa final das demandas dos usuários.
Mais informações estão disponíveis no site:
Canais de Atendimento da Ouvidoria em Minas Gerais:
Site da Ouvidoria do Município de Barbacena para canais de manifestações:
Por: Priscila Rezende
Foto: SRS Barbacena
