Com intuito de capacitar os municípios, a Assessoria de Governança Regional de Pirapora realizou reuniões sobre os Instrumentos de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre os dias 17 e 25 de maio. Os encontros foram feitos individualmente, contando com a presença da assessoria técnica e de planejamento de cada um dos municípios da microrregião.
Durante a capacitação, houve alinhamento sobre as diretrizes dos Instrumentos de Gestão do SUS na microrregião de Pirapora, uma vez que são essenciais para o planejamento de toda a rede do SUS, para o período de 2022 a 2025. As reuniões foram conduzidas pela referência técnica da GRS Pirapora, Adriana Katia Emiliano Souza, que ressaltou que entre as prioridades do Ministério da Saúde (MS), está a reformulação dos sistemas de informação do SUS, com foco na integração das informações, de forma a facilitar o planejamento e o monitoramento das ações e dos serviços em saúde.
Adriana apresentou o status sobre Instrumentos de Gestão do SUS de cada município, foi apresentado o parecer técnico do MS para gestores e referências técnicas e o módulo de apresentação do portal digiSUS. Ainda, foi alertado a respeito dos prazos e apresentação dos relatórios, informando sobre o perfil epidemiológico e Sala de Situação, além do programa SIOPS.
Para a gerente regional de Saúde de Pirapora, Maria Cândida Fiuza Queiroz, o planejamento é fundamental para uma boa gestão municipal, chamando a atenção para a importância da participação dos secretários municipais de Saúde nas reuniões de capacitação e discussão dos instrumentos de gestão.
O gestor do município polo e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) regional, Rafael Lana, ressaltou que “desenvolver ações no âmbito da gestão do SUS com vistas a subsidiar a discussão e o planejamento do financiamento em saúde, de forma a fortalecer o processo de regionalização e de organização do SUS, são ações que buscarão trazer efetividade às legislações do SUS e dar continuidade ao processo de trabalho, que já vem acontecendo”, disse o secretário.
Finalizando, a coordenadora da Assessoria de Governança Regional, Lillian Morais S. Tararam, externou a satisfação em obter 100% de participação pelos municípios da microrregião e ponderou que a discussão e compartilhamento de informações entre os municípios e a Regional de Saúde favorece um planejamento bem elaborado e com resultados práticos na saúde pública.
DigiSUS
O digiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP) é um sistema de informação para estados e municípios, desenvolvido a partir das normativas do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da internalização da lógica do ciclo de planejamento.
Dessa forma, o DGMP incorporou as funcionalidades do Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SargSUS) e do Sistema de Pactuação de Indicadores do Pacto pela Saúde (Sispacto). Isso significa que o sistema permite a elaboração dos Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior (RDQA) e do Relatório Anual de Gestão (RAG), receber o registro das metas da Pactuação Interfederativa de Indicadores e de um conteúdo mínimo dos planos de saúde e das programações anuais de saúde, além de ser um repositório para todos os arquivos dos instrumentos de planejamento do SUS e resoluções correspondentes.
Autor: Regional de Saúde de Pirapora