Servidor da SRS Varginha lança terceira edição de livro sobre Saúde Mental

Servidor da SRS Varginha lança terceira edição de livro sobre Saúde Mental

O psicólogo, historiador e referência do Núcleo de Correição Administrativa da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, José Roberto Sales, lançou, no dia 26 de março, na sede da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, a terceira edição do livro “Estrutura Organizacional dos Ambulatórios de Saúde Mental da Diretoria Regional de Saúde de Varginha – MG – ano 2000”. As duas primeiras edições foram oficialmente publicadas pela SES-MG – Coordenadoria Estadual de Saúde Mental – , em 2002, tendo sido lançadas apenas em Belo Horizonte. A terceira edição tem o patrocínio integral do autor e sai com acréscimos e revisão de texto, bem como um jogo com fotografias dos ambulatórios de saúde mental dos municípios jurisdicionados à antiga DRS.

A Diretoria Regional de Saúde de Varginha (atual Superintendência) é uma das subdivisões administrativas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O livro é um estudo sobre a organização e o funcionamento dos ambulatórios de saúde mental dos municípios jurisdicionados à Diretoria Regional de Saúde de Varginha (MG), no ano de 2000. Os ambulatórios integram a rede de saúde pública do Sistema Único de Saúde – SUS. Os 51 municípios da Diretoria Regional de Saúde de Varginha foram agrupados em quatro categorias de acordo com o tipo de assistência oferecida aos portadores de transtornos mentais. categoria 1: municípios sem ambulatório especializado de saúde mental e sem profissionais da área; categoria 2: municípios sem ambulatório especializado de saúde mental e com profissionais ou equipe da área; categoria 3: municípios com ambulatório especializado de saúde mental e sem médico psiquiatra, e categoria 4: municípios com ambulatório de saúde mental especializado e completo. As quatro categorias foram descritas e analisadas em relação à assistência que prestam ao usuário do Sistema Único de Saúde. O estudo ainda apresenta os principais problemas detectados nos municípios em relação à saúde mental e um elenco de propostas para os estabelecimentos públicos ambulatoriais que atendem a essa especialidade.

Em fevereiro deste ano, o conjunto da obra do autor foi reconhecida pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. As duas primeiras edições do livro integram, entre outras, a biblioteca do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Biblioteca Regional de Medicina), da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde – BIREME/OPAS/OMS.

Autor: Tânia Côrrea / SRS Varginha


Rolar para cima