Nesta quinta-feira (09/07), o município de Serra dos Aimorés realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” a conferência e contou com a participação de autoridades, usuário e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
“É dever do estado, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, acompanhar os gestores neste processo de construção das políticas públicas de saúde para a região. E é justo que o estado esteja promovendo e dando condições aos conselheiros, aos munícipes e aos gestores de discutir o Sistema Único de Saúde (SUS) que almejamos para Minas Gerais e para o Brasil”, ressaltou a Coordenadora do Núcleo de Regulação da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Lúcia Maria Assis.
Para o prefeito de Serra dos Aimorés, Agripino Botelho Barreto, a conferência possibilita conhecer as necessidades de saúde do município. “O termômetro da saúde é a realidade social, e quem precisa de saúde pública é o mais necessitado, o mais humilde”, afirmou.
A Procuradora Geral do Município de Serra dos Aimorés, Carine Abutrab, disse que as conferências de saúde permitem reunir os munícipes em busca de caminhos e alternativas para uma saúde pública de qualidade. “É muito importante a participação popular. Quando a sociedade civil se organiza e o poder público se mobiliza a situação muda para melhor”.
A Secretária Municipal de Saúde de Serra dos Aimorés, Ivani Barreto Botelho, também ressaltou a participação da população nas conferências: “esperamos que com a realização desta conferência possamos encaminhar as propostas da população de Serra dos Aimorés para fortalecer o SUS”, frisou.
Autor: Lineu Cardoso