Seminário Setembro Vermelho reúne especialistas em saúde e prevenção em Pirapora

Na última quinta-feira, 11/9, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora promoveu um seminário voltado para a saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares, por ocasião da campanha Setembro Vermelho. O encontro reuniu profissionais da área da saúde da região e teve como foco a atualização de conhecimentos sobre cuidados preventivos e tratamento de doenças do coração.

A programação teve início com a palestra de Letícia Freitas, gerente do projeto estratégico “Linhas de Respostas Rápidas”, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). “A capacitação contínua é um instrumento de melhoria da qualidade de vida da comunidade e de fortalecimento da cultura de prevenção em saúde”. Ela acrescenta que a informação é uma ferramenta poderosa para salvar vidas.

Na sequência, Vicente Paulo de Oliveira, médico coordenador do serviço de urgência e emergência da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire (FHMMF), provocou uma reflexão sobre os desafios para alcançar um atendimento de excelência aos pacientes com doenças cardiovasculares.“Vivemos um divisor de águas. Hoje conseguimos oferecer tratamento de excelência para casos específicos, resultado de uma trajetória construída ao longo dos anos no pronto socorro”, pontuou.

A manhã também contou com a apresentação de Álcio Amariz, médico especialista em cardiologia e ecocardiografia, que trouxe o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) à temática do evento. Ele apresentou uma visão prática sobre diagnóstico, prevenção e tratamento. “É fundamental que a população compreenda que o infarto não acontece de forma repentina e isolada. Ele resulta de um processo que muitas vezes se inicia silenciosamente, associado a fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, sedentarismo e até o estresse cotidiano”, explicou.

Além disso, a enfermeira socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Rafaela Freitas, trouxe atualizações acerca dos primeiros socorros em Acidente Vascular Cerebral (AVC) e IAM. 

O médico André Henrique de Oliveira, da Unidade de Pronto Atendimento de Várzea da Palma, assistiu atentamente às palestras e reforçou a relevância da atualização profissional. “Trazer informações atualizadas para a prática clínica fortalece o conhecimento prévio e garante mais confiança no atendimento à população”. Ele acredita que a atualização periódica favorece todos os pacientes, seja em situações de urgência ou em atendimentos ambulatoriais.

Paula Chagas, referência técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da GRS Pirapora, e idealizadora do evento, pontuou que a campanha Setembro Vermelho é fundamental. “Doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no país”. Ela afirma que o Estado de Minas Gerais tem desenvolvido políticas para que os serviços estejam preparados para atender pacientes com doenças e agravos cardiovasculares.

Com uma programação vasta, o seminário ainda abordou o Protocolo de Enfermagem para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), enfatizando a importância do acompanhamento contínuo. E apresentou a contribuição da nutrição como fator de prevenção às doenças crônicas.

A dirigente regional de saúde da GRS Pirapora, Tariana Oliveira, pontuou que esse foi mais um evento da agenda de treinamentos e atualizações da regional, para o ano de 2025. “Há muito trabalho pela frente, mas fico imensamente feliz em ver que as políticas públicas estão, de fato, alcançando a ponta, chegando aos nossos territórios e à nossa gente”. Ela garante que na microrregião de saúde de Pirapora, promover o aprimoramento das práticas profissionais é prioridade.

Texto e fotos: GRS Pirapora

Rolar para cima