Seguindo o modelo implementado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ubá realizou o Seminário Municipal de Arboviroses. O objetivo foi aprofundar a discussão sobre a preparação e a resposta ao enfrentamento das doenças transmitidas por artrópodes, como o mosquito Aedes, cuja maior incidência ocorre no período do verão, entre novembro de 2025 a maio de 2026.
O evento ocorreu no auditório da Prefeitura de Ubá, no dia 16/1, e reuniu cerca de 110 pessoas, incluindo servidores da Estratégia Saúde da Família e do combate a Endemias, além de profissionais da assistência à saúde dos hospitais Santa Isabel, São Vicente de Paula e FHEMIG.
A equipe da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá também participou da programação, apoiando o município. “Ubá inovou muito ao realizar este seminário sobre Arboviroses, reunindo todos os setores envolvidos neste enfrentamento, juntos, aprendendo como se antecipar e evitar mortes. A iniciativa partiu do município e espero que outros se sintam motivados a fazer o mesmo”, destacou Fábio Ribas, coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Ubá, que falou na abertura do seminário.
Ubá utilizou as Resoluções SES/MG do bloco de custeio da Vigilância em Saúde para a realização do seminário, investindo recursos estaduais em uma capacitação integral de seus servidores. “Conseguimos contratar o infectologista Herbert José Fernandes para falar sobre o manejo clínico. Isso é importantíssimo porque o procedimento das equipes de Saúde ao receber um paciente com suspeita de dengue, chikungunya e outras arboviroses pode ser decisivo para uma boa evolução do quadro ou, infelizmente, para a morte da pessoa. É para evitar que este último cenário aconteça que nos empenhamos neste evento”, relatou Giani Moreira Lopes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS Ubá.
A programação incluiu capacitações sobre o Plano de Contingências, que organiza as ações de resposta rápida em saúde pública com ênfase nas áreas de gestão, vigilância, rede de atenção à saúde, comunicação e mobilização social, além do manejo clínico de doenças como dengue, chikungunya e oropouche.
Em 2022, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá realizou o Seminário da Macrorregião de Saúde Sudeste sobre Arboviroses, reunindo os 94 municípios da região. A iniciativa possibilitou a aproximação entre gestores e trabalhadores da saúde, contribuindo para o fortalecimento das ações de vigilância, prevenção e controle das arboviroses nos territórios.
Desde então, atividades com essa temática vêm sendo desenvolvidas em todo o território mineiro, de forma articulada com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e as demais regionais de saúde, consolidando-se como importantes espaços de qualificação técnica, integração das equipes municipais e troca de experiências.
O encontro mais recente da região Sudeste ocorreu em Juiz de Fora, em novembro de 2025, no contexto da 4ª etapa da Jornada Mineira de Arboviroses, mobilizando centenas de gestores e trabalhadores da Macrorregião de Saúde Sudeste, que abrange mais de 1,5 milhão de habitantes.
Por: Keila Lima
Foto: Marina Albino
