A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, promove entre os dias 29 e 30 de outubro, o “II Seminário Nacional Observatório de Custos em Saúde: Cadeia produtiva, biotecnologia e inovação na perspectiva do sistema de saúde”. O seminário conta ainda com a participação do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS-OMS), Fhemig, OAB (ordem dos Advogados do Brasil), Fundação Hemominas e Instituto Brasileiro para Estudo e Desenvolvimento do Setor de Saúde (IBEDESS).
O foco do seminário é exatamente a desestigmatização do conceito de custos. Durante o evento, será debatido o gerenciamento dos gastos, corte de custos, investimentos e inovações para o sistema de saúde; discussão dos indicadores de processo, avaliação de desempenho, prestação de Contas ao Paciente da Fhemig, evolução do Gasto com Medicamentos do SUS, dentre outros temas. “O evento, destinado a pesquisadores e gestores da área de saúde, tem por objetivo provocar um debate acerca das questões relacionadas aos custos gerados no sistema de saúde, além de intensificar a discussão sobre o processo de criação de uma rede nacional de observatórios voltada para esse tipo de assunto”, explica a coordenadora do Observatório de Custos em Saúde da SESMG, Telma Braga Orsini.
Além de produzir e disseminar o conhecimento das questões relacionadas ao desempenho, à eficiência e à sustentabilidade em saúde, o seminário submete à análise dos participantes, novas diretrizes e melhorias para a saúde pública de Minas Gerais.
“Nunca se teve antes, a reunião de oito grandes organizações públicas e mundiais, ávidas para avaliar, discutir e buscar novos motes no que tange à melhoria da saúde pública. Além de compreender o financiamento do sistema de saúde, há o estudo constante por tudo que envolve o tema, como a utilização da biotecnologia e a prestação de contas do paciente. O que culmina no interesse de toda a população em ser bem informada, atendida, e respeitada, em cada particularidade e reflexões”, completa o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Márcio Gonçalves, um dos organizadores do seminário.
O evento será no auditório Paulo Camilo Pena (BDMG), localizado na Rua Bernardo Guimarães, 1600, Bairro Lourdes, em Belo Horizonte.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Layon Araújo