A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, em parceria com a Casa de Saúde Santa Fé, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), realizou nos dias 14 e 15/8, o I Seminário de Hanseníase da Macrorregião de Saúde Sul de Minas. O evento, que ocorreu em Três Corações, teve como objetivo capacitar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas de 50 municípios da região para aprimorar o diagnóstico, tratamento e vigilância da doença.
O seminário foi estruturado em dois dias. O primeiro, 14/8, foi dedicado ao encontro macro, com apresentações sobre os aspectos clínicos e abordagem terapêutica, a situação epidemiológica da hanseníase, bem como a vigilância dos contatos no mundo, no Brasil e em Minas Gerais. Profissionais da Atenção Primária e dos serviços de referência puderam aprofundar seus conhecimentos em temas cruciais como as diferentes formas clínicas da doença, neuropatias, reações hansênicas, prevenção de incapacidades e as ações de controle e vigilância epidemiológica.
Já no dia 15/8, a programação foi voltada para uma capacitação prática, direcionada a municípios-sede de microrregião de saúde e àqueles com maior taxa de detecção de novos casos. O treinamento focou na avaliação neurológica simplificada, diagnóstico, no tratamento e nos efeitos adversos dos medicamentos e nos autocuidados e reabilitação dos pacientes.
Corpo técnico e mesa de abertura
A capacitação contou com a expertise de profissionais do Hospital Eduardo de Menezes, referência estadual em infectologia e dermatologia sanitária no tratamento de doenças infectocontagiosas. As palestras e orientações foram conduzidas pela médica dermatologista Sandra Lyon, pela assistente social e chefe da Unidade de Pacientes Externos, Luciana Paione, pela enfermeira Edilamar Silva de Alecrim, e pela terapeuta ocupacional Aliene Cristina Gomes.
A mesa de abertura do evento reforçou a importância da união entre as instituições de saúde para fortalecer os cuidados e manejo da hanseníase na região. Estiveram presentes o secretário de Saúde de Três Corações, Rachid Gadbem; a representante da SRS Varginha, Renata Siqueira Julio; a diretora da Casa de Saúde Santa Fé, Claudete Bernardo Basaglia; e a referência técnica em hanseníase da SRS Varginha, Iris Pieve Tiso.
“O seminário representa um passo importante na qualificação dos serviços de saúde da Macrorregião Sul, visando não apenas o diagnóstico e o tratamento, mas também a prevenção e a redução das incapacidades causadas pela hanseníase, contribuindo para uma atenção mais humana e eficaz aos pacientes”, ressaltou Renata Siqueira.
Por Tânia Corrêa Machado
Foto: SRS Varginha