Seminário abre atividades da Semana da Alimentação 2016

Foto: Marcus Ferreira

Nesta segunda-feira, 17 de outubro, foi realizado o Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional: Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, que marcou o início da Semana Mundial da Alimentação na Cidade Administrativa.

Promover uma ação integrada entre diversos setores foi um dos principais objetivos do evento, que contou com a presença do subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Rodrigo Said, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA), professor Neivaldo, e a secretária-executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN-MG), Beatriz Carvalho.

» Confira a galeria de fotos do evento, clicando aqui.

Para o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Rodrigo Said, garantir o direito a uma alimentação com qualidade faz parte de uma política mundial, que tem como objetivo diminuir a incidência das doenças crônicas degenerativas e da obesidade. “Nosso intuito, enquanto gestores, é trazer novamente essa discussão e poder construir em conjunto novas políticas que proporcionem mais qualidade de vida à população como um todo”, afirmou Rodrigo Said.

O seminário surgiu a partir da crescente demanda por soluções relativas ao acesso aos mercados, apresentada pelas instituições e organizações representativas da agricultura familiar, microempreendedor individual e da economia solidária em Minas Gerais. O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA) e secretário do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG), Neivaldo Lima, destacou a importância de voltar o olhar para o homem do campo e trabalhar a educação sanitária. “A fiscalização não pode ser apenas punitiva. É preciso formar e educar, como forma de incentivar a produção de alimentos de uma forma mais integral, inclusiva e com qualidade”, reforçou o professor Neivaldo.

Já a secretária-executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN-MG), Beatriz Carvalho, reforçou a importância de promover, cada vez mais, a intersetorialidade. “Esse tema da inclusão produtiva da agricultura familiar e da economia solidária com segurança sanitária é de suma importância para todos nós. Um dos nossos objetivos é possibilitar aos agricultores e agricultoras familiares produzir e ter condições de comercializar seus produtos de forma saudável e com segurança para a população”, avaliou Beatriz Carvalho. Com o intuito de fomentar ainda mais as discussões, principalmente sobre inclusão produtiva, será realizada nesta terça-feira, 18 de outubro, a reunião da Câmara Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISANS-MG, com a participação de secretários e secretárias de diversos órgãos do Estado.

Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária

Ao longo da manhã desta segunda-feira, gestores, técnicos e agricultores debateram sobre a legislação sanitária e os entraves para a inserção no mercado e consequente inclusão social. Para a diretora de Vigilância em Alimentos, Ângela Ferreira Vieira, a intenção é tornar pública a proposta da Vigilância Sanitária Estadual, para regulamentar as atividades da agricultura familiar e da economia solidária. “Dessa forma, torna-se possível incluir os pequenos produtores de alimento no mercado e fomentar sua participação nas Políticas Públicas”, afirmou.

A diretora reforçou ainda a necessidade de exercer a Vigilância Sanitária sem abrir mão das prerrogativas legais, da proteção da saúde e do controle do risco sanitário. “É preciso quebrar paradigmas e mostrar que é possível fazer vigilância e apoiar o desenvolvimento local, protegendo a produção artesanal, respeitando os conhecimentos tradicionais, o multiculturalismo, as comunidades tradicionais e, em particular, os agricultores familiares”, concluiu. Clique aqui para ver a apresentação completa da diretora.

Semana Mundial da Alimentação

Diversas atividades fazem parte da programação da Semana Mundial de Alimentação 2016, que tem como proposta fazer uma reflexão sobre a importância da promoção à saúde, e sobre como a alimentação saudável pode contribuir para uma melhor qualidade de vida. As ações são promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SEDA), Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN-MG) e Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG).

Neste ano, o tema da campanha será: “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também”, e vai ao encontro da proposta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que é conscientizar a população a respeito de como as mudanças climáticas interferem na produção da agricultura e como isso pode interferir nos alimentos que chegam à nossa mesa. Além disso, as ações visam mostrar que é possível mudar hábitos de consumo para assegurar uma alimentação saudável e contribuir para o combate à fome.

Clique aqui e onfira a programação completa.

Para mais informações sobre alimentação saudável e sustentável, bem como prevenção à obesidade e prática de atividades físicas, confira o site: www.saude.mg.gov.br/vidasaudavel

Autor: Ana Paula Brum

Rolar para cima