Para comemorar o mês da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), realizou, entre os dias 4 a 8 de abril, a “Semana Saúde na Escola”. Durante cinco dias, profissionais da atenção primária à saúde e da educação realizaram a conscientização da comunidade escolar das escolas públicas da rede estadual de ensino para a promoção de ações relacionadas à prevenção da covid-19 e sobre a retomada segura das aulas presenciais.
Entre as atividades realizadas estão a oferta de qualificações e sensibilização sobre a importância da vacinação contra a covid-19, a criação de fluxos rápidos para identificação e encaminhamento dos estudantes e profissionais com suspeita de síndrome gripal ou covid-19 e a implementação de práticas de cuidados de prevenção e manutenção da segurança sanitária na comunidade escolar.
Segundo a referência técnica Estadual do Programa Saúde na Escola da SES-MG, Joseane Mariluz Martins de Carvalho, a ação foi importante para discutir temas relacionados à prevenção da covid-19 dentro das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). “Com essa mobilização entre os profissionais, o objetivo é buscar reforçar o diálogo com estudantes e a comunidade escolar, sobre a manutenção dos cuidados para a prevenção à covid-19. Essa aproximação entre os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e os profissionais da educação básica da rede pública de ensino permite que essa interação se torne parte do cotidiano da escola e o tema seja discutido junto aos alunos”, explica.
Entre as boas práticas promovidas, destaca-se a do município de Nova Ponte, localizado na Regional de Saúde de Uberlândia, que mobilizou mais de 400 pessoas durante os cinco dias. A equipe da Unidade de Atenção Primária Hélio Jorge realizou ações teatrais e vídeos sobre a prevenção da covid-19 nas escolas do município.
Outro exemplo é o do município de Comendador Gomes, da Unidade Regional de Saúde de Uberaba, que, por meio da equipe da Unidade de Atenção Primária à Saúde Santa Rita de Cássia, mobilizou 500 pessoas para atividades de conscientização do distanciamento e sobre a importância de higienização das mãos e o uso correto das máscaras, além da distribuição de materiais orientadores sobre a doença e importância da vacinação na comunidade escolar do município.
Joseane de Carvalho reforça que o programa é intersetorial e conta com a participação de outros parceiros nos territórios onde está sendo realizado. “Além da SES e SEE, o Programa Saúde na Escola conta com os municípios, a população organizada, a assistência social, cultura e lazer. Todos esses parceiros são muito importantes e fazem com que as ações de cuidado e promoção à saúde ocorram no âmbito escolar e alcancem o máximo possível de pessoas”, finaliza.
Programa Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola (PSE) criado a partir do Decreto n° 6.286, de 5 de dezembro de 2007, visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino básico, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação. Atualmente, participam do PSE 5.422 municípios brasileiros, 97.389 escolas e 23.426.003 estudantes.
Autor: Míria César