Semana Missionária em Belo Horizonte tem ações marcantes de mobilização contra a Gripe

Durante todo o período da Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) realizou diversas ações de mobilização contra a gripe em Belo Horizonte. O evento teve início na segunda-feira, 15, e se encerra no próximo domingo, 21 de julho. O objetivo é disseminar as informações sobre os riscos e prevenção da doença aos participantes que se reúnem em grande número nos shows, missas e demais encontros do evento. Em parceria com a Arquidiocese da capital, os mobilizadores distribuem adesivos, volantes e panfletos. Um stand de informações também está presente nos locais onde há grande aglomeração de pessoas. A equipe de mobilização orienta e tira dúvidas dos participantes durante as ações. Os agentes também fixam adesivos nos banheiros e em outros pontos estratégicos dos locais mais importantes da comemoração.

Um material trilíngue específico da campanha de prevenção contra a gripe para visitantes estrangeiros foi inserido nos kits peregrinos que estão sendo entregues ao público. Fazem parte destes kits um conjunto de itens preparado pela Arquidiocese, como bonés, sequeezes, roteiros celebrativos e de missão, caderno de anotações, programação, revista temática e credencial para livre entrada nas atividades culturais e centrais.  Além do contato direto com os fiéis, a SES também divulgou a campanha em rádios e TVs católicas, além de postagens no site e fanpage oficiais do evento.

Atrações para movimentar o fim de semana

A Semana Missionária, nome dado pela Igreja no Brasil para celebrar o programa Dias nas Dioceses, movimenta a capital mineira com diversas atrações. Nesta sexta-feira, 19 de julho, tem continuidade a Expovocacional, feira que reúne ordens, congregações e comunidades religiosas com o objetivo de apresentar suas características e modos de vida. A atividade começa a partir das 14h e o destaque é o show da cantora Kennia. À noite, no mesmo local, mas às 19h, acontece a apresentação do cantor Eros Biondini, dentro do Festival de Artes. E, às 20h, nas paróquias participantes, haverá a Celebração de Bênçãos das Famílias.

No sábado, o dia começa com Celebração Eucarística e atividades missionárias nas paróquias participantes. Além disso, terá também o Giro Cultural – uma visita aos principais pontos turísticos e culturais de BH. Uma programação especial à tarde promete animar os fiéis e peregrinos. Será realizada a caminhada “A Juventude quer viver”, com concentração na Praça do Papa, a partir das 14h. Logo depois, terá show com Zé Vicente.

A Caminhada descerá pela Avenida Afonso Pena até a Praça da Estação, com show da Tribo Maranata e DJs. Chegando ao local haverá a reza da Oração do Rosário em vários idiomas. O fechamento das atividades do dia ficará a cargo do show do Ministério Canção do Espírito, a partir das 19h.

No domingo terá um almoço festivo nas paróquias que recebem os peregrinos, ao meio-dia. O encerramento da Semana Missionária movimentará a Praça da Estação do início da tarde até o começo da noite, com shows de Alessandra Salles e Celina Borges, além de apresentações artísticas e religiosas.

A equipe de mobilizadores da SES estará presente, até o fim do evento, nas principais atrações onde se reúne o maior número de pessoas.

Programação

Sexta-feira
• 14h – Praça da Estação – Expovocacional e Circuito Sociocultural – show de Kennia.
• 19h – Praça da Estação – Festival de Artes – show com Eros Biondini.
• 20h – Celebração de Bênção das famílias de acolhida e peregrinos nas paróquias.

Sábado
• Manhã – Paróquias – Celebração Eucarística, atividades missionárias e Giro Cultural.
• 14h – Praça do Papa – Concentração para Caminhada “A Juventude quer viver”.
• 14h40 – Praça do Papa – Show com Zé Vicente.
• 16h – Caminhada pela Avenida Afonso Pena até a Praça da Estação –  com show da Tribo Maranata e DJs.
• 18h – Praça da Estação – Oração do Rosário rezada em diversos idiomas.
• 19h – Praça da Estação – Show com Ministério Canção do Espírito.

Domingo
• Manhã – Ofício Divino e tempo livre nas paróquias.
• 12h – Paróquias – Almoço festivo.
• 14h – Praça da Estação – Show com Alessandra Salles
• 15h30 – Apresentação Artística
• 16h30 – Celebração Eucarística
• 18h – Show com Celina Borges

Autor: Flávio Brunelli

Rolar para cima