Na segunda, 3/11, ocorreu a última reunião sobre ações do Programa Agora Tem Especialistas do ano de 2025, promovida pela Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena para referências municipais.
A reunião presencial, encerrou um cronograma de reuniões periódicas, normalmente realizadas por videoconferências. As reuniões foram nomeadas pela Referência Técnica da CRAS/SRS Barbacena, Daniela Viana. Ela explica que “Segundo ela, “Segunda com PATÊ – se refere à sigla do Programa Agora Tem Especialistas”, explicou.
Segundo Daniela Viana, na reunião presencial, “foi feito um bate-papo com todos os municípios executores para a consolidação dos aprendizados. Na ocasião, Barbacena e Carandaí apresentaram o fluxograma assistencial das linhas de cuidado do PATE que já estão estruturadas, e Conselheiro Lafaiete apresentou os estabelecimentos executores das linhas de cuidado pactuadas em seu município”, informou.
Reuniões SEGUNDA COM PATÊ
“Segunda com PATÊ” se deu por meio de encontros on-line propostos pela servidora Daniela Viana e Mônica Silva, apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – COSEMS-MG Regional de Barbacena, com os municípios que pactuaram o programa. A proposta é de um bate-papo para sanar dúvidas sobre o Programa Agora Tem Especialistas. “Os encontros tiveram início no dia 8/9 e terminaram 3/11”, pontuou Daniela. Os temas e convidados foram:
8/9 – Tema: Gestão de Contratos e Convênios, processamento e faturamento de Ofertas de Cuidados Integrados (OCI) no Programa Agora Tem Especialistas (PATE). Convidadas: Regina Magalhães (Coordenadora de Contratos), Fernanda Santos (Assessora da Superintendência de Atenção Especializada) e Marcela Teixeira (Diretora de Processamento de produção de média e alta complexidade), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG);
22/9 – Tema: Breve histórico, base legal e estrutura do PATE. Convidada: Mônica Silva – COSEMS Regional de Barbacena.
29/9 -Tema: Oferta de Cuidados Integrados que visam garantir a gestão do cuidado em fila única (OCIs) – quebra de paradigmas e uma nova perspectiva de cuidado, apresentado pela Referência Daniela Viana.
6/10 – Tema: OCI na prática. Convidados: Ouro preto e Sarzedo –
13/10 – Tema: atividade prática com os municípios – apresentação do fluxo assistencial e organizativo do PATE, composição do Núcleo Gestor do Cuidado (NGC) e Núcleo de Assistência e Gestão (NAG) que visam matriciamento do cuidado e gestão do tempo.
Programa Mais Acesso a Especialistas – PMAE e Programa Agora tem Especialistas – PATE
O Programa Mais Acesso a Especialistas – PMAE foi instituído pela Portaria GM/MS nº 3.492, de 2024 e tem como objetivos:
- ampliar acesso a consultas com especialistas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos no âmbito da Atenção Ambulatorial Especializada;
- elevar o grau da integralidade do cuidado;
- promover integração entre os serviços, especialmente com a atenção primária à saúde;
- aprimorar a governança da RAS;
- fomentar o monitoramento e avaliação dos serviços;
- qualificar e ampliar a contratualização com os serviços;
- qualificar o modelo de gestão de filas e regulação do acesso; e fomentar a implementação de um novo modelo de financiamento.
Criado, a partir do PMAE, o Programa Agora tem Especialistas – PATE tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação faz parte das políticas de Atenção Especializada à Saúde (SAES) que busca promover um atendimento mais ágil e eficiente para a população.
Por: Priscila Resende
Foto: Priscila Resende
