Secretários recebem Associação Mineira de Psiquiatria

Imagem

Nesta semana, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral e o adjunto, Marcelo Cabral, juntamente com a Superintende de Redes de Atenção à Saúde, Karina Taranto, receberam o Dr. Humberto Correa, psiquiatra e presidente da Associação Mineira de Psiquiatria , Dr. Bruno Cruz, psiquiatra na região de Juiz de Fora.

Esta reunião faz parte de um cronograma que a SES-MG planejou de interfaces externas para conhecer as demandas que diversos atores envolvidos na assistência de saúde mental de Minas Gerais possuem. A intenção é conhecer um pouco suas perspectivas e fazer o entendimento das necessidades de avanço na assistência em saúde mental.

 

O Secretário Adjunto, Marcelo Cabral falou sobre o marco legal, a exemplo da lei estadual 11802/95, a lei federal 10216/2001 e a Portaria 3588, indagando sobre algum aperfeiçoamento desses atos normativos. O Secretário Carlos Eduardo Amaral, complementou. “Estamos sempre abertos aos diálogos, principalmente com agentes externos, que nos trazem seus pontos de vista e nos ajudam em uma construção coletiva para melhorias na área” afirmou Carlos Eduardo Amaral.

Na oportunidade, foi feita a apresentação dos pontos de atenção da rede de atenção psicossocial e o perfil de assistência ofertado em cada um dos pontos de atenção, bem como apresentação do marco teórico e legal relacionados hoje às diretrizes que pautam a política estadual de saúde mental.

“O principal objetivo é debater ideias, escutar colegas que podem contribuir com a prática da assistência em saúde mental na identificação das fragilidades e apoiar na construção de melhorias da assistência na Saúde Mental. Procuramos garantir um atendimento cada dia mais qualificado e equânime para à população de Minas Gerais”, destaca Karina

Como encaminhamento da reunião, a Associação Mineira de Psiquiatria se dispôs a colaborar com informações técnicas relacionadas a dados epidemiológicos e assistenciais para a estratificação da assistência em saúde mental para subsidiar construção de protocolos assistenciais.

Autor: Virgínia Silva

Rolar para cima