O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, visitou nesta quarta-feira, 17/04, quatro Unidades de Hidratação, implantadas pelo governo do estado para reforçar as ações de combate e assistência aos pacientes com dengue. Essas unidades têm como objetivo amenizar possíveis complicações nas pessoas que estiverem com dengue. Elas são equipadas com cadeiras reclináveis com suporte de soro, aparelhos de pressão (adulto e infantil). Também são disponibilizados testes rápidos (NS1), medicamentos e insumos para soroterapia.
A Unidade de Hidratação localizada no Centro de Especialidades Divino Braga – Rua Marco Túlio Isaac, nº 1500, bairro Chácara no município de Betim foi o primeiro local visitado pelo Secretário. Após, Antônio Jorge se deslocou para à Unidade de Hidratação da UPA General Costa e Silva, nº 310, bairro JK, em Contagem. A terceira Unidade de Hidratação visitada pelo Secretário foi a do Hospital Júlia Kubsticheck, no Barreiro, em Belo Horizonte. A quarta e última unidade foi a do Hospital Eduardo de Menezes, também no Barreiro.
Em todas as Unidades visitadas pelo Secretário, ele conversou com as pessoas que aguardavam atendimento, perguntou se eles estavam sendo bem recebidos e verificou a qualidade do atendimento e dos equipamentos utilizados para acolher esses pacientes.
O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques explicou a razão para criação das Unidades de Hidratação: “A intenção é melhorar o fluxo assistencial, garantindo acolhimento daqueles que estiverem com suspeita de dengue, é uma resposta melhor em relação ao diagnóstico precoce e principalmente no estabelecimento manejo clínico mais adequado. A dengue é uma doença grave que pode matar, mas o manejo clínico, quando bem executado leva o paciente a não ter seqüelas e um bom prognóstico. Estamos dando uma resposta às pessoas. Acredito que a partir de agora a tendência é de queda nos casos de dengue. Os prefeitos de Betim, Contagem e Belo Horizonte nos solicitaram que as Unidades de Hidratação funcionem até maio e prontamente já autorizei o funcionamento delas, tendo como foco a manutenção dos serviços prestados nas Unidades de Hidratação”, completou.
A enfermeira do Centro de Especialidades Divino Braga, Graziele Helena da Silva afirma que a espera por atendimento diminuiu muito depois da criação das Unidades de Hidratação: “Eu trabalho em uma Unidade de Atendimento Imediato (UAI) e com certeza desafogou muito outras Unidades de Saúde. Lá estavam tendo 200 atendimentos por dia e caiu pra 100, então quem está com suspeita de dengue está vindo pra cá. Estamos atendendo nessa Unidade de Hidratação em média 150 pessoas por dia, às vezes até 250 pessoas. Posso afirmar que com a criação das Unidades de Hidratação amenizou muito o fluxo de pessoas nas Unidades de Saúde, pois agora eles possuem um lugar próprio para serem diagnosticados e posteriormente tratados. A espera para atendimento aqui é muito menor que nas UAIs, que chegava a três ou cinco horas, já nas Unidades de Hidratação fica em torno de 5 a 30 minutos no máximo”, afirmou.
Tempo de espera menor
A paciente Natália Araújo dos Santos de 16 anos era uma das pessoas que estavam recebendo soro intravenoso no momento em que o Secretário visitava a Unidade de Betim. A mãe dela, Ana Maria Silva dos Santos afirma que o atendimento foi rápido e eficaz: “Fomos atendidas em 5 minutos. Como ela está com todos os sintomas da dengue, o médico achou melhor começarmos a hidratação para amenizar os sintomas. A criação destes lugares onde a pessoas recebem o soro é muito boa, porque o tempo de espera está bem menor. Minha filha foi atendida muito rápido e isso é um diferencial quando a pessoa está doente”, afirmou.
O Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira informou que Belo Horizonte adquiriu equipamentos com maior tecnologia para abreviar o tempo de espera e dar um tratamento mais eficaz a toda população de Belo Horizonte. “Agradecemos muito a presença do Secretário Antônio Jorge e sabemos que Belo horizonte sempre poderá contar com o governo estadual”, disse.
Em Betim participaram da visita a Coordenadora do Centro de Hidratação de Betim, Suely Damaceno e Sérgio Ponce, a Gerente do Centro de Especialidades Divino Braga, Mírian Elizabete Leite Resende, o Prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, o Secretário Municipal de Saúde de Betim, Mauro Silva. Em Contagem participaram da visita o Prefeito do município, Carlin Moura, o Vice Prefeito de Contagem João Guedes, o Secretário Municipal de Saúde de Contagem, Ricardo Rocha de Faria e o Diretor da UPA de Contagem, Gustavo Elias do Couto. Nos hospitais Júlia Kubsticheck e Eduardo de Menezes participaram da visita o Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte Marcelo Teixeira, entre outras autoridades.
Autor: Verônica Cruz