O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve nesta segunda-feira,16 de dezembro, em Luz, no Centro-Oeste de Minas Gerais, para uma visita técnica em duas Unidades Básicas de Saúde e ao Hospital Nossa Senhora Aparecida. As Unidades do Programa de Saúde da Família construídas com recursos do Programa Estadual Saúde em Casa receberam recursos no valor de 180 mil e a outra no valor de 270 mil.
Na ocasião, o Secretário Antônio Jorge explicou que é na atenção primária que é possível mudar o panorama da saúde pública no Estado. Para ele, é na Unidade Básica que há possibilidade de promover a saúde da população, “ é o lugar para controlar o diabetes, os hipertensos. Tem o papel de melhorar o atendimento da população. A Atenção Hospital é mais visada, mas é o lugar de reparar a saúde. E os agentes comunitários de saúde tem um papel fundamental. Eles estão no contato direto com a população. Por isso, nós estamos no processo de informatização das ações de rotina com a criação de softwares e doação de tablets para melhorar o trabalho desses agentes”, destacou o Secretário de Estado de Saúde.

O prefeito de Luz, Ailton Duarte, ressaltou a importância de o Estado presenciar as obras e os investimentos no município. “O Governo do Estado tem proporcionado avanços na área da saúde. Afinal, precisamos oferecer uma assistência de qualidade e humanizada. Agradeço à disponibilidade do Estado para ver de perto os investimentos na área da saúde”, frisou o prefeito.
Reunião com autoridades e profissionais da saúde
Ainda em Luz, Antônio Jorge participou de uma reunião com autoridades e profissionais da área de saúde do município e região. Houve apresentação artística dos alunos da Apae de Luz e foi o momento em que as autoridades puderam apontar e discorrer sobre agenda da saúde da Região Ampliada Oeste.
O Secretário Municipal de Saúde de Luz e presidente Regional do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde(Cosems/MG) da Região Oeste, José Márcio Zanardi, pontuou as soluções que tem sido buscadas junto ao estado para melhorar a resposta da assistência da Macro Oeste. Uma agenda intensa, segundo ele, mas, ao mesmo tempo, resolutiva. “ Na área hospitalar, tivemos a inauguração de leitos de UTI em Oliveira, Campo Belo, Formiga e Lagoa da Prata. Recentemente convênio de 120 mil reais do Estado para o custeio do Hospital Nossa Senhora Aparecida. Além disso, precisamos da implantação do Samu e da rede de urgência e emergência. Faltam apenas cinco assinaturas de prefeitos para formalizar o consórcio”, disse o Secretário Municipal.
O Secretário Antônio Jorge, afirmou que a Saúde precisa ser pensada regionalmente, em rede para que se atinja o que os constitucionalistas pensaram há 25 anos, é que a Saúde possa ser universal, equânime e integral. “ O Governo de Minas tem um norte, um caminho para os avanços da saúde pública. Tínhamos uma crise séria de oferta aqui na região Oeste. O desafio de tornar esta região realmente polo de assistência, torná-la mais forte. Para isso, desconcentramos e inauguramos cerca de 80 leitos de Unidades de tratamento Intensivo entre adultos e neonatais em um ano. Este governo tem clareza, formula as políticas. Os recursos chegam nos municípios porque tem bons projetos”, finalizou o Secretário.
Autor: Willian Pacheco