Com o objetivo de discutir ideias e aprimorar as parcerias da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com os consórcios intermunicipais de saúde, a SES, em parceria com a Assessoria de Cooperação Intermunicipal em Saúde (ACIS) promovem de 28 a 29/11, em Belo Horizonte o seminário “Café com os consórcios”.O encontro foi fundamental para compartilhar diferentes olhares e percepções, os problemas, as causas e as alternativas de soluções para os eventuais problemas.O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Marques, deu iniciu as discusões na manhã dessa quinta-feira (29/11). De acordo com ele, o encontro veio para reafirmar as diretrizes em 2013, que deverá ser o ano de muitos acontecimentos nessa área. “Temos a missão de consagrar definitivamente o alinhamento dos consórcios. Estamos um passo a frente dos outros Estados. Queremos que os consórcios sejam parceiros também em outras áreas. Esse encontro foi uma bela iniciativa da SES e dos consórcios. Tenho convicção de que temos um pérola nas mãos, e que os consórcios assumirão papéis ainda mais importante na gestão pública,” concluiu o Secretário.A SES acredita na parceria dos consórcios e aposta nas associações como uma importante alternativa para oferecer melhores serviços de saúde à população. A participação e envolvimento nas atividades foram fundamentais para o sucesso de um projeto de estruturaração conjunta entre a Secretaria e os Consórcios.
World Café
No primeiro dia aconteceu uma seleção e identificação das causas e alternativas para os problemas existentes. Tudo ocorreu a partir de uma adaptação do método ‘world café’, processo participativo de diálogo em grupos, no qual participantes se dividem em diversas mesas e conversam em torno de uma questão central.O ‘Café com os Consórcios’ aconteceu de forma com que as pessoas pudessem circular entre os diversos grupos e conversas, conectando e polinizando as ideias.
Segundo dia
No segundo dia aconteceu uma dicussão maior do Plano Estadual de Saúde, do Decreto 7508/11, dos desafios da gestão e seus impactos na qualidade dos serviços prestados por uma organização e, uma síntese das questões discutidas no dia anteior.O Plano Estadual de Saúde e suas inter-relações com os consórcios intermunicipais de saúde: limites e possibilidades, foram explicados pelo Secretário Executivo da Assessoria de Gestão Estratégica Francisco Antônio Tavares Júnior, que falou do principal desafio em tornar Minas o melhor estado para se viver. “ Pensando no ponto de vista da saúde, viver melhor significa viver mais e com saúde. Queremos fortalecer a governança do Sistema Único de Saúde (SUS), através do aprimoramento das relações interfederativas, da valorização do controle social e da implementação. As rede prioritárias dão principal atenção para as doenças que mais preocupa e matam no Estado e País” .
Agência Minas,acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lorena Melo