O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques visitou ontem (04-12) Governador Valadares onde cumpriu extensa agenda. Seu primeiro compromisso foi presidir a abertura do I Oficina de Implantação da Rede de Urgência e Emergência na Região Macroleste.
O evento contou com a participação de prefeitos, gestores de saúde, presidentes de câmaras municipais, assessores jurídicos e promotores de justiça de 86 municípios da Macrorregião, que engloba as regiões de saúde de Coronel Fabriciano e Governador Valadares. A Oficina foi a primeira de sete que serão realizadas e teve como objetivo discutir sobre as bases descentralizadas do SAMU da macrorregião Leste e alinhar sobre a implantação do Consórcio Intermunicipal com a finalidade, após a implantação da rede, de articular e integrar todos os componentes por meio de um atendimento integral de qualidade em tempo e local oportunos, possibilitando a redução de sequelas e mortes evitáveis. A rede é composta por cinco componentes: SAMU Regional, Atenção Domiciliar, Sala de Estabilização, UPA e hospitais.

O secretário abordou os objetivos do Estado com a implantação das redes de e urgência e emergência e os benefícios que trará para todas as regiões do Estado, inclusive a Macroleste. “O Governo de Minas vem há alguns anos implantando as redes regionais de Urgência e Emergência, que são um conjunto de atividades onde se definem a tipologia dos hospitais, os mecanismos mais adequados de acompanhamento dos principais agravos que levam à mortalidade e definido o mecanismo de governança dessas redes e a ação regional logística, que é o SAMU Macrorregional. Aqui estamos realizando a primeira oficina, onde explicitaremos aos prefeitos e secretários os modus operandi dessa rede, bem como como sua metodologia e conceitos e pactuaremos a criação de um Consórcio Público de Direito Público que vai gerenciar esses elementos, principalmente o SAMU Regional”, afirmou.
O secretário acrescentou que “a iniciativa é primeiramente pioneira em Minas Gerais e hoje as normativas dos órgãos federais que organizam esse componente tiveram muita influência da experiência mineira. Trabalhando em sinergia entre a União, Estado e Municípios, temos conseguido, em outras regiões que já implantaram a Rede, resultados muito expressivos e imediatos na qualidade e melhoria do acesso”, destacou.
Rede
Com respeito à escolha da Sede do complexo regulador entre os polos regionais de Ipatinga e Valadares, Antônio Jorge afirmou que “é importante que todos pensem de forma regional e pensar regionalmente é pensar na Macroleste que são 86 munícipios. É fundamental que tenhamos um SAMU Regional fortalecido, sem bairrismos, com bases objetivas e por isso a capital dessa Macroleste pela sua densidade demográfica e também por questão de acesso é Governador Valadares. Se tivermos uma Central em Ipatinga e outra em Valadares estaremos cometendo um ato de prejuízo à gestão pública e prejuízo à qualidade da regulação médica”, enfatizou.
A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, ressaltou a relevância da implantação da rede para o município e macrorregião. “ É com muita alegria que iniciamos hoje essa Oficina de Implantação da Rede de Urgência e Emergência e por isso quero agradecer a participação e empenho do Estado na pessoa do secretário Antônio Jorge, do secretário municipal de Saúde de Governador Valadares, Renato Fraga e do deputado Bonifácio Mourão por esta contribuição significativa para a saúde da cidade e região. Espero que todas as prefeituras possam participar efetivamente, para que de maneira democrática a gente possa construir a melhor Rede de Urgência e Emergência, com o SAMU Regional”, disse. Por sua vez o deputado Bonifácio Mourão salientou que “com o Hospital Regional em construção e a implantação da rede de urgência e emergência em Valadares irão beneficiar todos os moradores”, disse.
Após a abertura, o coordenador Estadual de Urgência e Emergência, Rasível dos Reis, fez uma exposição dialogada sobre “Alinhamento sobre redes de Atenção à Saúde”, “O projeto da Rede de Urgência e Emergência”, “o Consórcio Intermunicipal: justificativa, finalidades e metodologia de implantação”, “Critérios de distribuição das ambulâncias no SAMU Macrorregional” e “O Desenho do SAMU da Macrorregião Leste”.
Ao final do evento, foi consenso no plenário, que Governador Valadares será a sede da rede de urgência e emergência da macro leste e que na Macrorregião serão disponibilizadas 19 Unidades de Suporte Básico (USB’s) e 08 Unidades de Suporte Avançado ( USA’s). Essas decisões foram ratificadas em uma reunião extraordinária da Comissão Intergestora da Região Ampliada (CIRA), realizada no próprio local da Oficina.
A Oficina teve a participação de 31 prefeitos além de outras autoridades municipais e estaduais, dos superintendentes regionais de Saúde de Coronel Fabriciano e Governador Valadares, Anchieta Poggialli e Sheila Aparecida Furbino, do secretário municipal de saúde de Valadares, Renato Fraga e do presidente do COSEMS Regional, Edson Alves de Oliveira.
Hospital Regional de Governador Valadares
O secretário Antônio Jorge, acompanhado do deputado José Bonifácio Mourão, visitou às obras do Hospital Regional de Governador Valadares, que é o maior investimento já realizado em uma única obra na história de Governador Valadares. Serão investidos pelo Governo de Minas cerca de R$ 120 milhões na construção e aparelhamento do hospital.
Na parte de construção serão alocados cerca de R$ 83,2 milhões e outros 40 milhões serão disponibilizados para mobiliário e equipamentos.
A unidade que será construída pelo consórcio mineiro/paulista Socienge-Engeform, vai integrar a Rede de Atenção em Urgência e Emergência e será um hospital de Alta complexidade, pronto a atender aos 86 municípios das regiões de saúde de Coronel Fabriciano e Governador Valadares.
O Hospital vai desafogar os atendimentos hoje realizados pelo Hospital Municipal de Valadares e de Belo Horizonte, entre outros centros.
Pelo projeto, que inclui também um heliporto, o Hospital contará com 250 leitos, tendo capacidade para chegar até a 450 leitos, sendo 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o secretário “todas essas iniciativas estão focadas na organização da Rede de Urgência e Emergência. O governo do Estado tem feito um empenho muito grande na organização de uma rede de hospitais macrorregionais. Estamos ampliando quase 4 mil leitos em todo o Estado, construindo hospitais macrorregionais como o Hospital Regional de Governador Valadares, que funcionarão como âncoras da Rede”, comentou.
Homenagem
Ainda em Valadares, o secretário foi homenageado na Câmara Municipal de Governador Valadares com o título de Cidadão Honorário da cidade pelos relevantes serviços prestados à municipalidade e comunidade de Valadares. segundo decreto Legislativo nº 449 de 11.11.2013. O autor do requerimento da homenagem foi do vereador José Iderlan, que na oportunidade da votação , contou com a aprovação unânime do plenário da Câmara.
Simpósio de Terapia Intensiva do Hospital Samaritano
Em seu último compromisso em Valadares, o secretário Antônio Jorge, participou da abertura oficial do Simpósio de Terapia Intensiva, promovido pelo Hospital Bom Samaritano de Governador Valadares. O evento reuniu profissionais de saúde da cidade e da Região com o objetivo de discutir temas atuais e que agreguem no dia a dia no trato do paciente grave.
“Valadares passa por um novo tempo, fruto de um trabalho coletivo que está realmente transformando todo o Vale do Rio Doce e especialmente esta cidade num polo de saúde. Nós temos na área de Urgência e Emergência e, por consequência, na área de terapia intensiva grandes desafios no financiamento, formação de profissionais, na melhoria dos processos e na qualificação de todo o corpo de trabalhadores, não só médicos, porque a unidade de terapia intensiva é uma grande engenharia de processo, mas de todas as categorias de profissionais. Temos ainda muita restrição de acesso na Macrorregião, mas caminhamos de forma muita séria na superação desses desafios”, frisou.
O evento contou a participação do corpo diretivo do Hospital Bom Samaritano, da prefeita de Governador Valadares Elisa Costa, do secretário Municipal de Saúde, Renato Fraga, do presidente COSEMS Estadual, Mauro Jungueira, do COSEMS Regional, Edson Alves de Oliveira, entre outras autoridades estaduais e municipais.
Autor: Frederico Bussinger