Durante a cerimônia serão inaugurados um Mamógrafo e um Acelerador Linear que serão utilizados no diagnóstico e tratamento do câncer
Na próxima segunda-feira (06/05), às 10h, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, irá participar da solenidade de inauguração do novo Acelerador Linear e Mamógrafo no Hospital Luxemburgo, gerido pelo Instituto Mario Penna. Os aparelhos serão utilizados no tratamento contra o Câncer.
Segundo o Diretor Geral do Hospital, o médico Roberto Lúcio Corrêa de Abreu, os novos aparelhos irão possibilitar maior atendimento na realização de exames e tratamento da doença. O hospital faz parte do Programa Estadual de Controle do Câncer de Colo do Útero e Mama. “Com a inauguração do Acelerador Linear e do Mamógrafo, a expectativa é atender cerca de 80 pessoas em cada aparelho diariamente”, explica.
Os aceleradores lineares de elétrons produzem feixes de radioterapia, ou seja, raios X de alta energia capazes de reduzir ou impedir que células tumorais se multipliquem. Esses feixes são direcionados para o local que deve ser tratado e são administrados por poucos minutos. O hospital, que conta com outros dois aparelhos de aceleradores lineares, irá atender cerca de 240 pacientes diariamente na radioterapia.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) as estimativas para o ano de 2012 e válidas também para o ano de 2013 apontam, em Minas, a ocorrência de aproximadamente 26.290 novos casos em homens e 27.910 em Mulheres. Entre as maiores incidências estão o câncer de mama com 4.700 novos casos e o câncer de próstata com 6.820 novos casos.
Autor: Miria Cesar