
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques esteve em Barbacena nesta quinta-feira (18/04), onde visitou os hospitais Ibiapaba e Hospital Geral de Barbacena.
O objetivo foi a ampliação de parcerias com o município para fortalecer a saúde em Barbacena e região. De acordo com o secretário, “Barbacena é o polo macrorregional. É a cidade com maior densidade assistencial e nós temos aqui um trabalho do Governo do Estado muito relevante que é a Rede de Urgência e Emergência. Infelizmente estamos tendo problema de fluxo assistencial na rede e precisamos repactuar, ou melhor, alinhar as nossas relações contratuais com alguns prestadores aqui da macrorregião”.
Na parte da manhã o secretário visitou as instalações do Hospital Geral de Barbacena e se reuniu com o diretor José Américoo e com o secretário municipal de Barbacena, José Orleans da Costa. “Estivemos hoje com o secretário municipal, José Orleans, numa visita ao Hospital Regional da FHEMIG, porque estamos identificando no hospital um maior potencial para essa resposta que estamos precisando aqui na Rede de Urgência e Emergência. Hoje, alinhamos lá um grupo de trabalho e vamos atender à expectativa da região aumentando a capacidade do hospital da FHEMIG”, afirmou o secretário.
Em seguida, foi realizada a visita técnica ao Hospital Ibiapaba. Segundo o Secretário, “é um hospital que tem respondido bem à demanda de urgência e emergência na área cardiológica”. Ele afirmou ainda, “estamos estudando o projeto de expansão aqui do CTI cardiológico da nova hemodinâmica com vistas a receber um apoio do estado”, completou.

De 2003 a 2013, o governo de Minas investiu mais de 57 milhões no município de Barbacena, que possui 128.572 habitantes. Os recursos foram destinados, entre outros, para a construção de Unidades Básicas de Saúde, reestruturação e melhoria dos hospitais, aquisição de medicamentos.
“Hoje tivemos uma agenda muito produtiva, no sentido de fortalecer o pólo e gente cumprir melhor esse pressuposto de referência da rede de urgência e emergência”, destacou o secretário Antônio Jorge.
Autor: Priscila Rezende