Secretário de Saúde inaugura, em Botelhos, a primeira Farmácia de Minas ampliada

Imagem

Créditos: Henrique Chendes

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, inaugurou na manhã de hoje, 11/06, a Primeira Farmácia de Minas ampliada do estado, no município de Botelhos, no sul de Minas Gerais, que vai beneficiar 14.920 moradores. O município também foi premiado com 10 mil reais por ser o primeiro a construir a farmácia com os novos padrões, ou seja, com 100m², obedecendo o prazo de seis meses para finalização da obra.

Para o secretário de estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, a Assistência Farmacêutica em Minas Gerais é um modelo para todo o país, tendo com as prefeituras uma parceria perfeita.  “É preciso ter consciência sanitária e pensamento técnico quando tratamos da saúde das pessoas. E não adianta o esforço estadual, se o município não concretizar as ações. Reconheço que temos muitos desafios no SUS, e temos que ter segurança para fazer a travessia para o sistema que queremos. Em 2003, distribuíamos três milhões de unidades farmacêuticas e, agora, dez anos depois, conseguimos passar para 3 bilhões. Passamos de 54 para quase 200 medicamentos. Esses saltos de qualidade mostram a robustez do programa desenvolvido em nosso estado. Estamos organizando a logística também, através do SIGAF, para evitar as perdas de medicação e, consequentemente, de dinheiro. Esse software foi desenvolvido em Minas e traz racionalidade para a entrega dos medicamentos. Até o final do ano estaremos com 700 farmácias compondo a Rede. Apesar de todo o avanço, reconheço que não é o suficiente, mas vamos continuar trabalhando para que os avanços continuem acontecendo”, afirma.

Investimentos

Créditos: Henrique Chendes

O município de Botelhos recebeu um investimento de R$170.541,19, pelo Programa Farmácia de Minas, para construção da farmácia. O estado destinou, ainda, o incentivo financeiro de R$17.100,00 para custeio da unidade, além dos equipamentos para compor a unidade.

O Prefeito do município, Mateus Jerônimo Guidi, reconhece a importância da parceria com o Estado no que diz respeito à melhoria da saúde pública. “Nesses últimos anos tivemos uma revolução na gestão, com o maior investimento de toda a história. Investir em saúde é investir em qualidade, em felicidade individual e coletiva. Nossa intenção é gastar menos e produzir mais. Queremos dar a nossa população um atendimento de primeiro mundo. E vamos conseguir isto com o trabalho em equipe que nos permitiu chegar até aqui”, compromete-se.

Para o deputado estadual Carlos Mosconi, que estava presente na solenidade, os municípios sozinhos não têm condições de bancar sozinhos os custos com a saúde pública, que por suas características, é bastante onerosa, principalmente para as cidades menores que não possuem arrecadação própria. “Os municípios muitas vezes investem mais do que podem, deixando de lado outras áreas por negligência do governo federal que não investe na saúde como deveria. Eu faço um alerta para vocês: assinem ao Mais Saúde. Estamos na campanha para que vire lei, para que seja obrigatório que o governo federal passe a investir os 10% na saúde do brasileiro. Já conseguimos mais de um milhão de assinaturas e contamos com a população mineira para que consigamos atingir 1,5 milhão de assinaturas e assim encaminhar o projeto para votação”, incentiva.     

Rede Farmácia de Minas

A Rede Farmácia de Minas, criada em 2008, tem o objetivo de garantir o abastecimento regular e racional dos medicamentos básicos, destinados à Atenção Primária, à população dos municípios mineiros, aliado a um atendimento humanizado. A Farmácia de Minas Ampliada passa de uma estrutura física de 70m² para 100 m², visando oferecer mais conforto para a população.  

Autor: Silvane Vieira

Rolar para cima