Hoje, sexta-feira (12.02) o secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral anuncia a parceria firmada entre SRS-JF/SES-MG/FUNED/CGLAB/SVS/MS/FIOCRUZ trata-se do envio das amostras de pacientes com suspeita de COVID-19 para realização do diagnóstico molecular por RT-PCR na Fiocruz-RJ.
Essa iniciativa é a primeira fase do projeto de envio regional de amostras, no qual a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora estabelece um fluxo direto para a FIOCRUZ-RJ descentralizado ao do Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN-MG. Tão logo, esteja tudo alinhado, a segunda fase compreende o envio das amostras das Regionais de Saúde de Leopoldina e Ubá, após a chegada de novos recursos humanos para auxiliar nesta logística.
O Laboratório Macrorregional (LMR) será o centro de triagem destas amostras para que possam chegar até ao laboratório da Fiocruz Rio, devidamente etiquetadas, dentro das condições ideais de acondicionamento com todas as amostras cadastradas no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL, onde o profissional de saúde terá acesso rápido ao laudo.
Para a realização dessa parceria foi necessária longa articulação entre Gestores e Técnicos das instituições SRS-JF/SES-MG/FUNED/FIOCRUZ no alinhamento da logística de envio dessas amostras.
Para garantir a qualidade durante o transporte das amostras, os técnicos do Laboratório Macrorregional passaram por treinamentos e estão aptos para iniciarem o envio.
Com esta inciativa a SRS conseguirá reduzir o tempo de transporte das amostras até o laboratório executor, visto que a Fiocruz RJ está geograficamente mais próxima da Regional de Saúde de Juiz de Fora do que do LACEN-MG, localizado na região central do estado. Isso dará agilidade no transporte e consequentemente na liberação dos resultados, contribuindo para o diagnóstico oportuno e ações de controle mais eficientes da pandemia. Além disso, a Fiocruz RJ possui um estoque de insumos confortável, garantindo uma maior capacidade de processamento e uma testagem mais abrangente.
Órgãos envolvidos nessa ação:
SES-MG (Responsável administrativa pelos LMRs): através da Coordenação Estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância (CELP) conduziu e orientou as ações técnicas e logísticas dos processos, articulando o diálogo entre SRS-JF/SES-MG/FUNED/FIOCRUZ
SES/SRS JF: Superintendente Dr. Gilson Lopes Soares promoveu o diálogo e a parceria entre as instituições envolvidas contanto com o apoio de seus técnicos da Vigilância em Saúde e LMR-JF.
FUNED (Responsável técnica pelos LMRs): promoveu os treinamentos da equipe técnica do LMR-JF para triagem e envio das amostras. Responsável pela configuração do Sistema GAL em Minas Gerais e distribuição dos kits de coleta. Interlocutor entre o LMR-JF e Fiocruz RJ.
FIOCRUZ: Orientações e direcionamento do fluxo de envio das amostras e realização dos exames RT-qPCR.
Autor: Jornalismo SES-MG