Secretário de Saúde defende distanciamento Social e adesão ao Minas Consciente

Imagem

Na tarde da última terça-feira (16/6), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral e equipe, se reuniram, por videoconferência, com prefeitos e gestores de saúde dos municípios que fazem parte da Macrorregião Jequitinhonha, pertencentes à Regional de Saúde de Diamantina.

Videoconferencia

O objetivo central da reunião foi a apresentação de dados sobre o avanço da Covid-19 no estado, que refletem a queda do distanciamento social na região. Ao aplicar a metodologia desenvolvida pela Imperial College London aos dados do estado, os resultados apontaram que no dia 15 de junho Minas Gerais estava com uma taxa de contágio (Rt) de 0,99, e média semanal de 1,15. No caso da Macrorregional Jequitinhonha o Rt estava em 2,18, com média semanal de 1,6.

“Temos que nos esforçar ainda mais. É fundamental reforçar o distanciamento e o isolamento social para reduzir essa taxa de transmissão. É preciso chegar entre 1 e 1,2 para não sobrecarregarmos a estrutura de saúde. É por isso que estamos aqui hoje, para sensibilizar os prefeitos e gestores a reforçarem as medidas de isolamento em seus municípios, especialmente com a adesão ao programa “Minas Consciente”, para conseguirmos ter capacidade assistencial suficiente”, alertou Amaral.

O secretário adiantou que “mais 10 respiradores serão disponibilizados para a região nos próximos dias. Os aparelhos já estão com a SES-MG e em breve serão encaminhados para reforçar o atendimento na região. Porém, volto a alertar que os novos leitos de UTI só serão úteis se tivermos distanciamento e isolamento adequado”, reforçou o secretário.

Diante do que foi apresentado na reunião, a superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, salientou sobre importância da rápida tomada de decisão por parte dos municípios neste momento. “Estamos conseguindo avançar na questão assistencial, com a implantação de novos leitos e vamos continuar buscando mais reforços com o suporte da SES, mas não podemos perder o foco no isolamento social”, destacou Cleya.

O secretário Carlos Amaral adiantou que já existe um diálogo do governador com o comando geral da Polícia Militar, para que reforcem as ações orientativas nos municípios que aderirem ao Minas Consciente.

Ao fim da reunião, o prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, agradeceu ao secretário de Estado de Saúde e a equipe da Regional de Saúde de Diamantina pela oportunidade do diálogo e pelos esforços empenhados nas ações de combate à pandemia na região.

Autor: Ricardo Maciel

Rolar para cima