Secretário de Estado de Saúde vai a Coromandel e abre 5 leitos de terapia intensiva

Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira (25/5), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, viajou ao município de Coromandel (macrorregião Triângulo do Norte) acompanhado de integrantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para a abertura de 5 leitos de terapia intensiva (UTI).

Os leitos fazem parte da Unidade de Tratamento Intensivo Dr. Valtene Pereira Guimarães, da Santa Casa do município, para atendimento aos pacientes da covid-19, e já estão em produção, atendendo a população.

Ação preventiva

A abertura de leitos de UTI é uma ação prevista pelo Plano de Contingenciamento Contra a Covid-19, elaborado pela SES-MG no início da pandemia, com o objetivo de dar respostas rápidas e eficientes às demandas da população frente à situação de emergência sanitária.

Durante a visita à Santa Casa de Coromandel, Fabio Baccheretti ressaltou a importância de oferecer à população a melhor assistência possível e a necessidade de manutenção da atenção e cuidados neste momento em que o estado vive uma estabilidade de casos em um platô elevado.

“O Estado está ampliando a abertura de leitos de terapia intensiva e de enfermaria, aumentando o estoque de medicamentos que compõem o kit intubação e melhorando o abastecimento de gases medicinais e de oxigênio”, avaliou o secretário, referindo-se às medidas preventivas que a SES-MG vem adotando para evitar estresse assistencial. “A sensibilização da população para as medidas sanitárias e de distanciamento são extremamente importantes, pois o vírus ainda circula pelo estado.”

Leitos em Minas

Desde o início da pandemia, Minas Gerais vem ampliando leitos para garantir à população assistência capaz de salvar vidas. Atualmente, o estado conta com 4.824 leitos de UTI, o que significa uma ampliação de mais de 100%, uma vez que em fevereiro de 2020 Minas Gerais contava com 2.072 leitos de UTI na rede pública.

Autor: Jornalismo SES-MG

Rolar para cima