No início da tarde de hoje (28/01), o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alexandre Silveira, recebeu o secretário municipal de Saúde de Governador Valadares, Renato Fraga, para discutirem sobre habilitação do serviço de hemodinâmica, no Hospital Bom Samaritano.
Os serviços de cardiologia intervencionista, que tratam especificamente da angioplastia, foram o principal objetivo da reunião. Para Alexandre Silveira, o assunto é prioridade e irá dar todo o apoio necessário para sanar a demanda no município. “Iremos trabalhar juntos para resolver, o mais breve possível, essa demanda na área do atendimento cardiológico não só de Governador Valadares, mas de toda região”.
Para Renato Fraga, o credenciamento irá possibilitar um maior atendimento a pacientes cardiopatas. “Com a habilitação em cardiologia intervencionista, o hospital terá mais condições de atender um maior número de pacientes portadores de doenças do coração, especificamente com serviços de angioplastia”.
Segundo o superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Marcílio Dias, será realizado dois passos fundamentais para ampliar o atendimento de alta complexidade do Hospital. “Iremos rever o Teto atual da habilitação em cardiologia do Bom Samaritano e iremos realizar a revisão da portaria, junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS), para a habilitação do serviço no Município”.
Atualmente o hospital Bom Samaritano conta com 120 leitos gerais e está inaugurando mais 10 leitos de UTI cardiológicas. Para os novos leitos foram investidos cerca de R$ 300 mil em recursos estaduais.
Autor: Míria César
