Com o intuito de traçar ações no enfrentamento da covid-19 devido à alta taxa de ocupação de leitos hospitalares e o aumento no número de casos da doença, o secretário de estado de saúde e médico, Carlos Eduardo Amaral, juntamente com o secretário de saúde adjunto, Marcelo Cabral, participou da videoconferência realizada ontem (2/12), com a presença do superintendente regional de saúde de Governador Valadares, Rômulo Batista Gusmão; do prefeito do município, André Merlo; da deputada estadual, Celise Laviola; promotores e demais autoridades regionais; subsecretários da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e médicos atuantes nos municípios da região.
Durante a reunião, que durou quase 2 horas, foram abordados pontos importantes a respeito das cirurgias eletivas; da taxa de ocupação e ampliação dos leitos; da regulação; das Ondas do programa Minas Consciente e da atuação dos profissionais de saúde. No entanto, o principal ponto apresentado, em que todos os presentes foram unânimes, foi o da necessidade de conscientização e responsabilidade por parte da população em manter as medidas de prevenção: distanciamento social; uso de máscaras e álcool em gel e, principalmente, evitar aglomerações.
“No âmbito da comunicação, coloco-me à disposição do município, pois, neste momento, se torna fundamental alinharmos estratégias comunicacionais. Se estamos sinalizando, enquanto poder público (estado e município), que é importante regredir na Onda do Minas Consciente e se há dificuldade de entendimento por parte da população, a única forma é a informação”, frisou o secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral.
Diariamente, a SES-MG monitora a situação da pandemia em todo o Estado, mantendo regularidade nas reuniões com as Unidades Regionais de Saúde (URS); os representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); os secretários de saúde dos municípios e demais autoridades municipais, para avaliação do cenário pandêmico e definição de ações estratégicas no enfrentamento da covid-19.
“Estamos juntos, o objetivo é conjunto. Precisamos saber o que vai ajudar de fato e o que trará benefícios; não adianta ficarmos numa esfera muito ampla. Conto com a colaboração de todos os cidadãos para mantermos as medidas de prevenção, temos que trabalhar juntos para vencermos essa pandemia”, reforçou o secretário.
Autor: Fabiana Gatti