O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve em Ouro Branco nesta sexta-feira (21/06) para conhecer e visitar as unidades de saúde do município. O objetivo foi conhecer o modelo de atenção à saúde adotado no município e apontar caminhos para fortalecer os serviços prestados à população. Antônio Jorge recomendou o remodelamento da rede em Ouro Branco que atualmente é focado em atenção hospitalar. “É necessário investir mais em atenção básica para responder por aquelas ocorrências de saúde que são mais simples. Isso aliviaria a sobrecarga atual do hospital, que passaria a atender aos casos mais complexos”, sugeriu.
A prefeita Maria Aparecida Campos reconheceu a necessidade de mudar o foco da saúde do município. “Precisamos investir em saúde preventiva. Melhorando a qualidade de vida da população. Isso vai diminuir o número de doentes”, disse. O secretário sugeriu, ainda, que o município melhore a gestão do hospital, implante o programa Farmácia de Minas e melhore a estrutura e os serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O Hospital Raymundo Campos possui 27 leitos, todos destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece à população especialidades médicas na área de pediatria, fonoaudiologia, dermatologia, endocrinologia, oftalmologia, ginecologia, obstetrícia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, nefrologia, urologia, entre outros. É equipado com ultrasom, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma, raioX. Possui laboratório e farmácia para dispensação de medicamentos aos pacientes.
A unidade também realiza atendimentos de urgência e emergência, uma média de 160 por dia. Recebendo pacientes de municípios vizinhos como Itaveraba, Monsenhor Izito, Lamim e Piranga. Os pacientes são atendidos por médicos plantonistas de clinica médica, pediatria, ginecologia-obstetrícia, anestesista e pediatra.
A deputada estadual, Luzia Ferreira, acompanhou o secretário durante a visita ao município.
Autor: Juliana Gutierrez