Objetivo é integrar administração central e as regionais de Saúde para maior celeridade e eficácia nas ações
O secretário de Estado de Saúde (SES/MG), Alexandre Silveira, se reuniu, na manhã desta terça-feira (28), na Cidade Administrativa, com diretores das 28 Unidades Regionais de Saúde. Na oportunidade foi discutido o orçamento e projetos regionalizados para o ano de 2014. A equipe é responsável por garantir a gestão do Sistema Estadual de Saúde na região, visando assegurar a qualidade de vida da população com maior integração entre Estado e municípios.
Durante o encontro, Silveira falou sobre seu desafio a frente da saúde. “Com a oportunidade e, principalmente, responsabilidade que o governador me incumbiu de estar a frente da pasta da saúde, tenho a plena convicção, após ter imergido no tema, de que, neste primeiro momento, precisamos fortalecer as regionais que representam o Estado nos municípios. Assim teremos um trabalho linear entre administração central e unidades regionais. Nossa intenção é criar um conceito de melhor harmonia na SES e isso envolve, diretamente, as regionais. Vamos reunir as informações de todos os projetos e programas e consolidar junto às regionais. Isso deve chegar aos diretores de forma mais objetiva, otimizando o planejamento das ações por regional. Desta forma poderemos avançar e fazer o resultado chegar à população”, afirmou.
O subsecretário de Gestão Regional, Gilberto Rezende disse que este é um processo de integração e vai envolver os diretores das regionais. “Este trabalho vai influenciar no processo de cada regional, com mais informações e velocidade no desempenhar das ações, principalmente por envolver de forma mais efetiva as lideranças nas atividades”, relara
Regionais abraçam iniciativa
O superintende regional de saúde de Coronel Fabriciano, Anchieta Poggiali, ressaltou que a iniciativa é bem vinda. “Este projeto de integração vai facilitar o acesso e melhorar as nossas ações nas regionais”, avalia.
A superintendente regional de Saúde de Ponte Nova, Maria de Fátima Pereira, afirmou estar satisfeita com a indicação do governador com relação ao secretário, Alexandre Silveira. “Com esse olhar do secretário em dar atenção às regionais de saúde, nós que estamos em constante contato com os municípios, sem dúvidas, seremos muito beneficiados e o resultado final do nosso trabalho também. As experiências de trabalhos integrados que tivemos foram de grande sucesso”, destacou
Seguindo a mesma linha de otimismo, o superintendente da regional de Uberlândia, Daltro Catani, ressaltou que a integração das regionais e essa centralização das informações são antigos anseios dos diretores. “Estou com meu coração feliz com a chegada do secretário, pois ficamos entusiasmados por ver que em tão pouco tempo ele já está inteirado de todas as questões, sabendo de sua responsabilidade, e por esta visão tão importante de fortalecer e integrar as regionais”, declarou.
O secretário Alexandre Silveira afirmou que “dentro de 60 dias iremos anunciar um conjunto de ações para melhorar a integração na equipe. Vamos atuar para melhorar a eficiência na gestão das regionais. O papel de cada superintendente e diretor é fundamental, pois está próximo da realidade de cada cidadão. As regionais tem suas particularidades e demandas e vamos trabalhar para fortalecer a imagem da saúde pública”, relata o secretário.
O encontro, realizado na plenária do prédio Minas, na Cidade Administrativa, contou, ainda, com debates e explanações sobre diversos temas, inclusive sobre as ações e números da dengue, diante da apresentação do subsecretário de Vigilância Sanitária e Proteção à Saúde, Carlos Alberto Gomes.
Autor: Jornalismo SES
