Créditos: Aline AssisFoi lançada nessa segunda-feira, 07/10, a pedra fundamental do novo hospital do câncer de Uberaba, ação que contou com a presença do Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Francisco Tavares, representando o Governo de Minas. Segundo o presidente da Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (ACCBC) – mantenedora do Hospital Dr. Hélio Angotti de Uberaba, Délcio Scandiuzzi, o projeto nasceu da necessidade de expansão do serviço de prevenção e combate ao câncer na região, haja vista a expectativa da Organização Mundial da Saúde de aumento dos casos da doença em 75% nos próximos vinte anos. Além disso, a ACCBC foi apontada pelo Ministério da Saúde atualmente como referência para cobertura de três milhões de pessoas na região, o que corresponde a mais de 140 municípios.
O evento representou o ponta pé inicial do projeto, que será construído em uma área de 100 mil metros quadrados, doada pela família do pecuarista Mário de Almeida Franco à ACCBC, e contou com a presença de várias autoridades, como o Presidente da ALMG, Deputado Diniz Pinheiro, Deputados Estaduais, Federais, Prefeitos e Vereadores da região. Na oportunidade, foi assinado um Pacto pelo Combate ao Câncer em Uberaba e Região, cujo objetivo é o compromisso de todos os presentes a salvar o máximo possível de vidas ameaçadas pelo câncer.
Após o evento, o Secretário-Adjunto foi convidado a conhecer a estrutura do Hospital Dr. Hélio Angotti, grande parceiro do estado na rede ProHosp que presta assistência à população na área oncológica, e cujos atendimentos somam-se a mais de 300 mil procedimentos ao ano, 90% destes destinados a pacientes do SUS. Antes de retornar a Belo Horizonte, Francisco Tavares visitou a Superintendência Regional de Uberaba, conheceu um pouco da rotina e estrutura de trabalho e foi apresentado aos servidores.
Autor: Aline Assis