No sábado, 28/11, a ação do movimento Minas Unida contra o Aedes mobilizou a população, profissionais de saúde e parceiros em Divinópolis, nos bairros Icaraí, Bom Pastor e Santa Clara com o objetivo de combater os focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. A mobilização social ocorreu em mais de 748 municípios em todo estado de Minas Gerais. Na macrorregião de Saúde Oeste, 35 municípios aderiram ao movimento.
O superintendente da Regional de Saúde de Divinópolis, Anderson Roberto do Amaral, destacou que o objetivo foi conscientizar a população, pois a maioria dos criadouros são encontrados dentro das casas. Ele destaca que o dia D é uma forma de lembrar que todos – governo e sociedade – são os responsáveis pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, mantendo lotes, bebedouros de animais e ralos sempre limpos. “Se as pessoas não fazem a sua parte, ocorre a contaminação. Então é um trabalho educacional. Com o apoio da população, a gente vai conseguir vencer mais essa batalha contra o mosquito Aedes”, pontuou o superintendente.

O supervisor geral de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Divinópolis, Leonardo Jerônimo Ferreira, ressaltou que o município apresentou índice médio de proliferação do mosquito, apresentando um Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 3,4. “Com isso, aproveitamos o Dia D e estamos fazendo mutirão no bairro Icaraí, onde a incidência de focos foi maior. Fizemos também blitz educativa na região dos shoppings, no bairro Bom Pastor, bairro onde foi registrado o segundo maior índice maior de focos”, frisou o supervisor.
Por: Willian Pacheco – Fotos: Willian Pacheco
