Secretaria de Saúde realiza seminário de vigilância com foco na regulamentação dos serviços de estética 

Fruto de parceria com o Conselho Regional de Farmácia, iniciativa propõe a troca de informações e a elaboração de diretrizes conjuntas sobre o tema

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), realizou, nesta sexta-feira (4/4), no auditório da PUC Minas, o Seminário de Vigilância em Saúde sobre Serviços em Estética.

O evento contou com a participação de profissionais dos Conselhos Regionais de Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem, além de profissionais da vigilância sanitária estadual e de municípios e profissionais esteticistas interessados e teve como objetivo discutir a regulamentação dos serviços de estética, após alguns desse conselhos profissionais autorizarem a realização de procedimentos desse tipo.

A programação contou com a apresentação dos requisitos sanitários necessários para o funcionamento dos serviços de estética e a discussão, entre os conselhos de classe, dos campos de atuação de cada profissional (odontologistas, biomédicos, farmacêuticos e médicos).

A presidente do CRF-MG, Márcia Alfenas, destacou a parceria entre a entidade e a pasta da Saúde. “Desde que firmamos esta colaboração, no último ano, vários eventos surgiram e, esta parceria tem nos trazido muito orgulho, pois a qualificação é uma frente fundamental do Conselho de Farmácia ”, afirmou.

O superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Laguardia, destacou a atualidade da discussão e anunciou outras iniciativas. 

“Esse seminário é muito importante, dado que várias classes profissionais têm realizado procedimentos estéticos e é essencial debatermos sobre isso”, salientou. 

“Ao longo do ano de 2025, já temos previsto uma série de eventos para qualificar, treinar e capacitar tanto profissionais dos conselhos de classe quanto profissionais da vigilância sanitária”, afirmou. 

“É preciso que fiquem claros quais são os requisitos e ambientes que esses procedimentos podem acontecer e as boas práticas que precisam ser seguidas. O objetivo aqui é promover, junto aos conselhos de classe, fiscais e profissionais de estética, uma fiscalização orientadora e humanitária com vistas a garantir a segurança desses serviços”, sinalizou Filipe Laguardia.

A colaboração entre a Vigilância Sanitária e os conselhos de classe é fundamental para garantir a saúde e o bem estar da população. A parceria permite não apenas troca de informações valiosas, mas também a elaboração de diretrizes conjuntas que favoreçam a atuação responsável e segura de todos os envolvidos e principalmente a segurança do paciente.

Ampla abordagem

O seminário contou com as apresentações de servidores e referências técnicas da SES-MG sobre diversos temas, como a classificação de risco e regulamentação sanitária dos serviços de estética no estado, avaliação de projetos arquitetônicos desses serviços, segurança do paciente aplicada aos serviços de estética e regularidade de estabelecimentos e produtos sujeitos ao controle sanitário. Também foram abordados, ao longo do dia, as normas sanitárias federais aplicadas aos serviços de estética, a prescrição estética segura e eficaz e o papel do farmacêutico magistral, além das boas práticas nas clínicas e os desafios e soluções na estética.

Rolar para cima