Secretaria de Saúde avalia resposta à emergência por vírus respiratórios em 2025

Oficina de Avaliação Pós-Evento: Declaração de Emergência de Saúde Pública por Vírus Respiratórios, 2025 (Lições aprendidas)

Oficina realizada em parceria com a Opas, sistematiza aprendizados e define ações para próximos períodos sazonais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), realiza nos dias 18 e 19/8, a Oficina de Avaliação Pós-Evento: Declaração de Emergência de Saúde Pública por Vírus Respiratórios, 2025 (Lições aprendidas). O encontro reúne gestores, técnicos e especialistas para avaliar a atuação do Estado durante a emergência causada por vírus respiratórios neste ano e traçar estratégias para os próximos períodos sazonais.

O objetivo é identificar boas práticas, lições e lacunas na preparação e resposta; atualizar o Plano de Contingência do Estado com foco na qualificação para o próximo período sazonal; e ainda definir tanto medidas imediatas quanto ações de médio e longo prazo.

O evento reúne os membros do Centro de Operações em Emergência (COE) em Saúde Pública por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), para discutir temas como preparação para emergências sanitárias, respostas a surtos e epidemias, e estratégias de comunicação e integração entre áreas técnicas.

Para o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, a oficina é um momento estratégico para transformar dificuldades em avanços concretos.

“Esse encontro é uma oportunidade de sistematizar aprendizados, entender o que funcionou bem e o que pode ser aperfeiçoado para que Minas esteja cada vez mais preparada diante de novas situações de emergência”, destacou.

A programação inclui debates e atividades práticas, estimulando o intercâmbio entre diferentes áreas da saúde pública. Segundo Prosdocimi, esse diálogo fortalece a capacidade de resposta do Estado.

“Ao reunir diferentes olhares, conseguimos construir soluções mais completas. O enfrentamento a situações de emergência é um trabalho coletivo, que depende da articulação entre profissionais e gestores e da mobilização da sociedade”.

Rolar para cima