Secretaria de Estado de Saúde de Minas avalia panorama para imunização contra covid-19

Crédito: Fábio Marchetto

Atento à complexidade que envolverá uma das maiores campanhas de imunização da história, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, reuniu-se, ontem (14/12), com a equipe técnica da Secretaria com objetivo de atualizar o Plano Estadual de Contingência para Vacinação Contra a Covid-19, em execução desde setembro. Durante a apresentação, foram avaliadas as etapas de desenvolvimento e registro dos imunizantes, os critérios em análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as ações da SES-MG em andamento.

“A Secretaria está tomando as medidas necessárias para organizar a estrutura logística e a capacitação de recursos humanos que permita vacinação segura para a população de Minas Gerais”, pontuou Carlos Eduardo Amaral.

De acordo com Carlos Eduardo Amaral, há o acompanhamento regular das publicações da Anvisa e a participação ativa da SES-MG nas reuniões promovidas pela coordenação do Programa Nacional de Imunização com intuito de promover o conhecimento das vacinas que estão em testes no Brasil, articular com as regionais de saúde estratégias de capacitação e logística e orientar os municípios que precisarão estar estruturados para a campanha.

Candidatas ainda em teste no Brasil, as vacinas da AstraZeneca, Coronavac, Pfízer e Janssen tiveram suas plataformas tecnológicas examinadas e discutidas durante o encontro, uma vez que os quatro imunizantes estão em fase de testes e ainda não obtiveram a aprovação da Anvisa, responsável pelo registro e liberação do produto para utilização em território nacional. Apesar de poder ser feito pedido de uso emergencial para aplicar a vacina em grupo específico da população, até o dia 12 deste mês nenhum registro havia sido solicitado ao órgão.

A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Janaina Passos, ressaltou a necessidade da otimização de recursos e da incorporação de tecnologias no âmbito do SUS como ações essenciais e já previstas no Plano de Contingência da SES-MG. Custeio da operação, logística, segurança e operacionalização da campanha estiveram na pauta. Assim como os públicos prioritários para vacinação em quatro etapas, definidos pelo Programa Nacional de Imunização, a partir dos critérios epidemiológicos.

“Estamos estudando todas as possibilidades para atender os 853 municípios mineiros com eficiência, celeridade e segurança. Precisamos garantir que as vacinas mantenham suas características iniciais para conferir imunidade. São produtos que precisam de temperaturas e conversação adequados.”, reforçou Janaína Passos.

O Plano de Contingenciamento para Vacinação Contra a Covid-19 já concluiu ações como acompanhamento de pesquisas, reuniões com o Ministério da Saúde e aquisição de insumos, diagnósticos das Redes de Frio estadual e a aquisição de 50 milhões de seringas agulhadas. Está em andamento o Edital de Chamamento Público para a Implantação dos Centros de Referência em Imunobiológicas Especiais, os CRIE’s Macrorregionais.

Clique aqui e acesse o Plano de Contingenciamento para Vacinação Contra a Covid-19 na íntegra.

AQUISIÇÕES

50 milhões de seringas e agulhas
617 câmaras refrigeradas
60 mil coletores para material perfurocortante
15 mil termômetros
1,5 mil unidades de Pallets

 

Autor: Lila Alves

Rolar para cima