Representantes da Saúde Estadual de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia, do Ministério da Saúde e da Fiocruz participaram nesta quinta-feira, 17/2, do webinar “Planos Municipais de Preparação e Resposta do Setor Saúde (período chuvoso/seca-estiagem)”. O objetivo do evento on-line foi atualizar e orientar os profissionais da saúde quanto às respostas necessárias às situações de riscos provocadas pelos períodos de chuvas ou de secas no estado.
Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Passos de Paula, a expectativa é de que o encontro seja uma oportunidade para que esses profissionais possam se atualizar e se sentirem prontos para atuar na preparação, na resposta e na recuperação da saúde dos mineiros.
Janaína pontuou ainda que o trabalho em conjunto realizado por diferentes órgãos estaduais é fundamental para o desenvolvimento das ações em cenários de emergências em saúde. “Precisamos evidenciar a importância da articulação da Saúde com as equipes da Defesa Civil, com o Corpo de Bombeiros, com as Secretarias de Meio Ambiente e outros, visando a realização das ações de caráter intersetorial”, pontuou.
Para Filipe Curzio Laguardia, superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, o webnar “ajudará a trazer mais clareza aos profissionais de saúde, quanto ao papel desempenhado por cada ente do estado”.
Participaram da exposição de temas no evento a representante do Ministério da Saúde, Bárbara Salvi, os integrantes da Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz/RJ), Carlos Machado de Freitas e Andresa Vicente Amante, a representante da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia, Imeide Pinheiro dos Santos, e a representante da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Daniela de Jesus Fernandes.
Autor: Jornalismo SES-MG