A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares promoveu, no dia 22/9, o Encontro Gerencial do 2º Ciclo de 2025, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) que reuniu coordenadores e referências técnicas de epidemiologia dos municípios da região.
Durante o encontro, os participantes discutiram os indicadores do Índice de Qualidade de Gestão da Saúde (IQGMS), com destaque para o eixo da Vigilância Epidemiológica. Foram apresentados e debatidos temas como arboviroses, hanseníase, tuberculose, doenças crônicas, investigação de óbito, além de experiências exitosas já desenvolvidas nos municípios.
Os trabalhos também incluíram momentos de estudo e análise da ficha de indicadores, dinâmicas em grupo e orientações para aprimorar o uso de ferramentas como o Vigiminas e os painéis de indicadores.
Segundo Lidianny Pêgo, coordenadora do NUVEPI da SRS Governador Valadares, o objetivo do encontro foi “apresentar e analisar o desempenho dos municípios, desenvolver a capacidade de leitura e interpretação dos dados, estimular a construção coletiva de soluções práticas para os desafios e, principalmente, promover a melhoria dos resultados individuais de cada localidade”.
Para Weverton Lopes, referência técnica de Causas Externas do município de Capitão Andrade, “o encontro foi um momento valioso de trocas de saberes e experiências, de construção coletiva, essencial para aprimorarmos nossas ações em saúde pública.”
Já para Renata Rocha, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Mantena, “foi uma honra levar uma experiência exitosa sobre Hanseníase, abordando protocolos, diagnóstico precoce e cuidado integral. Essa ferramenta precisa continuar, pois estimula o aprimoramento e eleva nossas habilidades profissionais.”
Com essa iniciativa, a expectativa é fortalecer a atuação dos profissionais de vigilância epidemiológica e avançar na qualidade da gestão em saúde pública em toda a região.
Por Paula Andressa – estagiária sob supervisão
Foto: Geovana Ferreira