Saúde MG antecipa parcela de recursos de combate às arboviroses para o Triângulo Mineiro

Em visita ao município de Uberaba, no dia 24/3, o subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi, se reuniu com equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba para abordar temas importantes de  vigilância em saúde. Doenças transmitidas por mosquitos (arboviroses), como a dengue, preparação para o período sazonal dos vírus respiratórios, vacinação e cuidados com a covid-19, além de incentivo financeiro para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.  

Eduardo Prosdocimi afirmou que, “no dia 21/3, o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), fez o adiantamento da terceira parcela da Resolução nº 9.678, que destina recursos para combate às arboviroses no estado, para a região do Triângulo Mineiro”. Os recursos, que somam 2,7 milhões de reais, sendo 413 mil apenas para o município de Uberaba, visam conter o avanço da doença na região. Até este momento, já foram confirmados 15.648 casos de dengue, com 18 óbitos, apenas no Triângulo Mineiro. 

O subsecretário também visitou serviços de saúde do município de Uberaba, como o Hospital Regional, o Centro de Controle de Zoonoses, a Central de Vacinas e Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), além do Serviço de Assistência Especializada (SAE) voltado para o tratamento de pessoas com infecções sexualmente transmissíveis, como HIV/AIDS e hepatites virais, e tratamento da tuberculose. 

Ana Maria de Oliveira Bernardes, superintendente regional de saúde de Uberaba, ressalta que a visita do subsecretário é muito importante para o conhecimento da realidade local. Segundo ela, “visitar os serviços permite novas percepções sobre a saúde na região, viabilizando possibilidades de melhorias na apresentação das políticas viabilizadas com recursos do estado”. 

Por: Sara Braga / Fotos: Sara Braga

Rolar para cima