O Centro de Convivência Doutor Peri Tubinambás, de Itaúna, município que faz parte da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, realizou uma exposição de trabalhos artistísticos dos usuários ontem à tarde, 15/09, na Praça Benedito Valadares, no centro de Divinópolis. Vasos, fuxicos, quadros estavam em demonstração e também para a venda.
O Centro de Convivência é dispositivo da rede substitutiva de atenção à saúde mental. O seu papel é proporcionar aos usuários dos serviços de saúde o convívio com a comunidade em geral, vivenciando laços sociais e afetivos. As práticas são destinadas a toda comunidade, abrangendo com isso diferentes faixas etárias e realidades. “ O Centro oferece uma atenção especial às populações com vulnerabilidades diversas,sendo um um espaço aberto a quem quer que manifeste o desejo por alguma prática, saber, troca e convivência. Oferecemos oficinas de artesanato, alfabetização. Promovemos esta ponte entre os usuários e a sociedade”, explicou a Coordenadora do Centro, Josete Maria Saldanha Franco.
A Professora e psicóloga, Cristina Silva Gontijo, explica que é importante desmistificar o preconceito e esta exposição ajuda a ver o mundo sob outra perspectiva. “ Toda obra que é feita tem um valor relevante. A diversidade das oficinas ajudam a organizar o mundo interno dos usuários”, finalizou a psicóloga
Autor: Willian Pacheco