No último sábado, (20/02), a população do município de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas Gerais, passou a contar com mais investimentos para melhorar a assistência à Saúde: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Construída em 16 meses, a UPA recebeu 2,2 milhões de recursos do Governo Federal para a construção. Caracterizada como porte I, a Unidade de Ponto Atendimento receberá para o custeio R$ 170 mil mensais do Ministério da Saúde (MS)e outros R$42,5 mil por mês do Governo de Minas, assim que habilitada e qualificada pelo MS.
Localizada em uma área de 1.020 metros quadrados, com 19 leitos de observação, o estabelecimento terá capacidade de atender até 150 pacientes por dia, 24 horas por dia, beneficiando além do município de Lagoa da Prata, os municípios de Japaraíba e Moema. A população contará com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, exames laboratoriais e outros.
A Upa de Lagoa da Prata terá o papel de realizar o acolhimento e classificação de risco, articulação com Unidades Básicas de saúde, Programa de Saúde da Família, Hospitais e Central de Regulação. O Atendimento com equipe multiprofissional e interdisciplinar, possibilitará um atendimento resolutivo e qualificado de quadros agudos e agudizados, a estabilização e investigação diagnóstica e a avaliação para encaminhamentos hospitalares.
Para a Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Gláucia Sbampato, a UPA de Lagoa da Prata terá um importante papel dentro da Rede de Urgência e Emergência. “Com o início das atividades do SAMU,previsto para abril de 2016, a unidade de saúde será a porta de entrada para os pacientes atendidos por esse serviço na região , de acordo com as referencias pactuadas”, ressaltou a Superintendente.
“Como melhorias, podemos destacar maior conforto, agilidade, ampliação da equipe técnica e médica, maior capacidade de atendimento dia”, destacou o Secretário Municipal de Saúde de Lagoa da Prata, Geraldo Magelo de Almeida.
Autor: Willian Pacheco