Saúde estadual entrega tablets para agentes comunitários de saúde

Imagem

Com o propósito de modernizar e aperfeiçoar o trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) vai disponibilizar 28.764  mil tablets para os ACSs do estado. Hoje (20/12) foram entregues os primeiros tabletes  para os ACSs do município Rio Acima.

Foto: Henrique Chendes

Os tablets já vêm com aplicativos desenvolvidos para finalidades específicas, como cadastro das famílias e vídeos e material com ênfase em comunicação em saúde. Com a nova ferramenta, o ACS acessará vídeos, aulas, um aplicativo de acompanhamento da família que facilitará o registro das visitas domiciliares.

De acordo com o secretário adjunto da SES, Francisco Antônio Tavares Júnior, Minas é o primeiro estado a apoiar a utilização de tecnologias para processos básicos realizados na atenção primária à saúde. A iniciativa vai fortalecer os processos realizados na atenção primária, beneficiando mais de 35.000 profissionais de saúde.

“O ACS terá uma importante ferramenta para promoção da educação social na área da saúde, fortalecendo, por exemplo, a luta contra a dengue e a redução da mortalidade infantil. Além disso, o envio manual dos dados será evitado, melhorando a agilidade e qualidade  das informações lançadas, que poderão ser acompanhadas em tempo real pelos gestores de saúde”, disse Francisco Tavares.

Em 2014, o Estado iniciará a distribuição para os demais municípios do Estado.

Treinamento e valorização

A SES contratou uma empresa especializada para treinar os agentes a lidarem com o software e criou um manual para orientar o trabalho.  Franciele Lima, uma das ACS de Rio Acima, está empolgada com a nova ferramenta de trabalho. Para ela a tecnologia vem acrescentar qualidade ao trabalho.

“Todas as visitas aos domicílios e todos os dados eram lançados em relatórios de papel que podiam ser extraviados ou perdidos. Agora com a nova ferramenta serão lançados on line, direto no programa. Isso vai melhorar o trabalho e trazer segurança de dados”, disse.

Durante a cerimônia de entrega dos tablets, a Chefe de Gabinete da SES, Marta de Sousa Lima, lembrou que os agentes são profissionais decisivos na construção da saúde pública. “São eles que estão no dia-a-dia das comunidades e por isso precisam ser valorizados e possuírem ferramentas de trabalho condizentes com o seu papel”, disse.

O prefeito de Rio Acima, Antônio César Pires de Miranda Júnior, falou da importância da iniciativa para embasar as tomadas de decisões. “Precisamos conhecer a população, ter dados confiáveis e que acompanhem as mudanças demográficas. A tecnologia é um modo eficaz de ter informações confiáveis para subsidiar nossas ações”, disse.

Autor: Juliana Gutierrez

Rolar para cima