Nesta quarta-feira, 4/3, o Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Divinópolis, realizou reunião de Alinhamento da Saúde no Sistema Prisional para apresentar a situação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) na macrorregião oeste. Os Núcleos da Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do trabalhador (NUVEAST) e Assistência Farmacêutica (SAF) também participaram para traçar as diretrizes estaduais para o controle da tuberculose.
O encontro ocorreu no auditório da instituição e contou com a participação de 40 pessoas entre diretores, profissionais da saúde e do sistema prisional, coordenadores de Atenção Primária e Secretários de Saúde dos 15 municípios da região que possuem unidades prisionais.
A PNAISP na Macrorregião Oeste de Minas Gerais, os desafios para a garantia do Direito à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no SUS, diretrizes Estaduais para o Controle da Tuberculose no Sistema Prisional e apresentação do Fluxo Regional da Tuberculose foram temas abordados na reunião.
A Referência de Saúde da Pessoa Privada de Liberdade da Regional de Saúde de Divinópolis, Cecília Godoi, espera com o encontro fomentar a implantação da PNAISP, além de alinhar a atuação das equipes de atenção à saúde e às diretrizes para o controle da tuberculose.
“Esperamos sensibilizar e organizar os fluxos assistenciais e alinhar junto ao município a implantação desta política. Para isso, precisamos pensar estratégias diferentes para cada unidade prisional para garantir o cuidado à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade e, assim, evitar desassistência”, destacou a referência.
Autor: Willian Pacheco