Saúde Auditiva é tema de encontro que reuniu profissionais do SUS da microrregião de Ubá 

Profissionais da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) da microrregião de Ubá participaram, no dia 23/9, do Encontro da Saúde Auditiva, realizado no Centro Especializado em Reabilitação (CER III) da APAE Ubá. O evento teve como objetivo melhorar o acesso da população aos serviços de saúde auditiva, promover a integração entre os profissionais da rede e qualificar os atendimentos oferecidos pelo SUS.

O público foi formado por fonoaudiólogos, servidores das secretarias municipais de saúde que atuam com a referência técnica da pessoa com deficiência, otorrinolaringologistas, assistentes sociais e professores de apoio que acompanham estudantes usuários de tecnologias assistivas auditivas. A proposta foi alinhar os fluxos de atendimento e garantir que mais pessoas tenham acesso ao cuidado especializado.

“Os problemas gerados pela perda auditiva em todas as faixas etárias foram abordados, sendo uma importante sensibilização para os profissionais”, explicou Marcela Azevedo, referência técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Gerência Regional de Saúde de Ubá. As queixas de pacientes devem ser levadas para os especialistas e, atualmente, o CER III de Ubá tem um acesso estabelecido para o atendimento com profissionais e a concessão de aparelhos auditivos pelo SUS. “Por isso é tão importante que quem trabalha nas secretarias municipais de Saúde e os profissionais diretamente ligados aos pacientes desse tipo estejam conscientes desses benefícios e o proporcionem para quem precisa”, finalizou Marcela.

A programação contou com acolhida com café da manhã, apresentação do Programa de Saúde Auditiva do CER III, orientações sobre como os pacientes podem entrar no programa e agendar atendimentos, além de explicações sobre a avaliação na Triagem Auditiva Neonatal. Também foi exibida uma vídeo-aula sobre os impactos da perda auditiva no envelhecimento e sua relação com o Alzheimer.

Serviço

O Centro Especializado em Reabilitação (CER III) de Ubá oferece avaliação auditiva, seleção, adaptação e fornecimento de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), além de acompanhamento e terapias de habilitação ou reabilitação auditiva.

Para ter acesso a esses serviços, o paciente deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do seu município. O agendamento é feito pela Junta Reguladora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do município-sede do serviço. A SMS também orienta sobre os documentos necessários e providencia os exames disponíveis pelo SUS.

Por Keila Lima
Foto: Marcela Azevedo

Rolar para cima