Com o objetivo de discutir o tema “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o município de São José do Divino realizou nesta terça-feira, 16/06, a 7ª Conferencia Municipal de Saúde. Participaram do evento aproximadamente 250 pessoas entre usuários do SUS, trabalhadores rurais, prestadores de serviços, representantes da Secretaria Municipal de Saúde do município e representantes da SES-MG.
Em palestra proferida durante o evento, a Auditora Assistencial da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Romilda Aparecida Nepomuceno, disse que a conferência permite discutir novos caminhos para o Sistema Único de Saúde (SUS): “o SUS é um modelo de assistência que salienta e privilegia a participação popular na definição de suas diretrizes. Para que essa política pública não corra riscos, para que a saúde coletiva e pública permaneça e se fortaleça é preciso a união de todos.”
Para o Prefeito Municipal de São José do Divino, Marcos Rogério da Silva, a participação da sociedade civil nas conferências é muito importante: “o envolvimento popular permite que as pessoas conheçam os seus direitos e o trabalho realizado pela saúde coletiva nos municípios”.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde da cidade, Vanda Maria Alves Dias, a Conferência fortalece o município, pois possibilita que o usuário pense sobre o Sistema Único de Saúde: “estamos realizando esta Conferência para encontrar caminhos que possibilitem melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos no município”.
Autor: Lineu Cardoso