Desde o dia 18 de março, a cidade de São Gonçalo do Pará, que faz parte da Regional de Saúde de Divinópolis, reforça suas ações de combate à dengue. O município recebeu os agentes da Força Tarefa, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para intensificar as ações contra o mosquito Aedes Aegypti.
A Força Tarefa que encerra os seus trabalhos amanhã, 26 de março, é formada por 24 agentes. A Coordenadora de Dengue do município, Rosana Aparecida dos Santos, ressaltou que a Força Tarefa de combate à dengue do Estado foi de grande ajuda. “ Eles fizeram um trabalho também de conscientização, orientando os moradores a não acumularem objetos que sirvam de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti”, disse a Coordenadora. “ A população precisa colaborar mais. Os agentes do Estado perceberam a gravidade, foram sempre muito prestativos. Nos ajudou bastante”, completou o Secretário Municipal de Saúde de São Gonçalo do Pará, Jairo Moreira Mota.
O Supervisor de área da Força Tarefa, Manoel Gonçalves Dias, espera que com o término dos trabalhos dos agentes estaduais no município a situação da dengue melhore e que população colabore no combate ao mosquito. “Esperamos que a população também assuma a sua responsabilidade no combate à dengue, retirando os materiais que acumulam água. Durante estes dias, achamos recipientes nos quintais, caixas d’água destampadas. É preciso de colaboração de todos. O que podiámos fazer, fizemos. Fizemos mobilização Social, orientamos, retiramos os materiais inserviveis, utilizamos larvicida, UBV, mas a população precisa ajudar mais”, finalizou o Supervisor.
Programa Estadual
O Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, lançado no dia 17 de outubro de 2010, pelo governador Antonio Anastasia, é um conjunto inédito de ações, reunindo o esforço do Governo de Minas, diversos parceiros, prefeituras e sociedade no enfrentamento à ameaça de uma grande epidemia da doença no Estado.
Autor: Willian Pacheco