No dia 6/2, a Santa Casa do município de Machado promoveu evento institucional que reuniu prefeitos e gestores dos municípios atendidos pela instituição, com o objetivo de apresentar os principais trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025, bem como o planejamento estratégico e assistencial para o ano de 2026.
O encontro proporcionou um espaço de diálogo e transparência, fortalecendo a articulação regional e reafirmando o papel da Santa Casa de Machado como um ator estratégico na organização da rede de atenção à saúde.
Durante o evento, o superintendente regional de saúde de Alfenas, João Tadeu Silva, destacou o crescimento contínuo da instituição. Para ele, “a Instituição mostra dedicação da gestão e das equipes no processo de qualificação dos serviços, com foco na consolidação como referência para a Microrregião de Alfenas/Machado, especialmente na resolutividade da média complexidade,” concluiu.
Na sequência, o diretor administrativo da Santa Casa de Machado, Luiz Fernando Ribeiro, apresentou dados que evidenciam o crescimento exponencial do número de procedimentos eletivos e de urgência, reforçando o compromisso da instituição com o fortalecimento da rede assistencial regional, a ampliação do acesso e a melhoria contínua da qualidade do cuidado ofertado à população.
No ano de 2025, foram realizadas 1.798 cirurgias de janeiro a novembro, no âmbito do rol de procedimentos elencados na Política Estadual Valora Minas – Opera Mais e no Programa Federal Agora Tem Especialistas- Componente Cirurgias.
Para 2026, a Instituição prevê a ampliação do número de cirurgias, bem como expansão do serviço de Urologia como porta referenciada em Média Complexidade, por meio do Novo Programa de Portas de Urgência e Emergência.
O evento reafirmou o alinhamento entre a instituição, os gestores municipais e o Estado, consolidando a Santa Casa de Machado como um importante pilar da assistência em saúde na região.
Por: SRS Alfenas
Foto: Anderson Pessi
