No período de 14 a 22 de outubro será realizada a última etapa do curso de formação para os candidatos aprovados no concurso para provimento de cargos efetivos no Serviço Móvel de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Samu Macro Norte). Organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun), mantido pelo Governo de Minas por meio de recursos repassados por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O curso será ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu, nas Faculdades de Saúde Ibituruna, em Montes Claros.
Crédito: Jerúsia Arruda (Cisrun).Durante o treinamento os futuros socorristas receberão instruções sobre os protocolos de atendimento do Samu e se atualizarão sobre as técnicas de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência. Além das aulas teóricas, os participantes também acompanharão um plantão de atendimento para familiarizar, na prática, com a rotina do serviço prestado pelo Serviço Móvel de Urgência e Emergência.
O presidente do Cisrun e prefeito de Bocaiuva, Ricardo Veloso destaca que “este é um momento importante vivenciado pelo Cisrun, com a oportunidade de efetivar seu quadro profissional que, a partir da homologação do concurso, passará a ser efetivo. Todos os socorristas que já atuavam no Samu tiveram a chance de fazer as provas, assim como aqueles que desejavam se integrar à equipe. Alguns profissionais que estão no serviço não conseguiram ser aprovados, mas levam consigo uma experiência que certamente será um diferencial no mercado de trabalho. Sabemos que a dedicação, o profissionalismo e a competência desses profissionais foram determinantes para que o Samu norte-mineiro se tornasse uma referência para o país e só temos a agradecer e desejar sucesso”, destaca Veloso.
O presidente do Cisrun observa que o desafio dos novos profissionais é grande mas a efetivação no cargo dará mais estabilidade aos futuros servidores. “Além da experiência exigida no concurso, todos os aprovados estão participando do curso de formação para que se familiarizem com o serviço antes de serem nomeados. Com o concurso, o projeto da Secretaria de Estado de Saúde de transformar nosso Samu modelo para as demais regiões do Estado e para o país só se fortalece”, avalia.
Na manhã de segunda-feira, 14, os candidatos serão submetidos a um pré-teste para avaliar os conhecimentos. Ao final do curso será aplicada uma nova avaliação de assimilação do conteúdo ministrado durante o curso.
Devido ao número de aprovados, cerca de 600 candidatos, o curso de formação está sendo ministrado em três etapas. O concurso oferece 570 vagas para as funções de médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, condutor-socorrista e técnico-administrativo. Eles atuarão em 37 bases do Samu Macro Norte instaladas nos municípios integrados ao Consórcio Intermunicpal de Saúde do Norte de Minas.
Autor: Jerúsia Arruda