SAMU promove simpósio para secretários municipais de Saúde da área da SRS Ponte Nova

O Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Sudeste e Leste do Sul (Cisdeste), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, promoveu, nos dias 12 e 13 de agosto, um simpósio voltado ao fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência (RUE) junto aos gestores municipais de saúde.

Foram abordados temas como o acionamento do SAMU 192, a regulação de ambulâncias sanitárias, o papel dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP), os fluxos assistenciais e a integração da rede.

Encontros por microrregiões

No primeiro dia, a programação foi direcionada à microrregião de Viçosa, com atividades realizadas no Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Já no segundo dia, o encontro contemplou a microrregião de Ponte Nova, em evento sediado no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova.

No total, 27 municípios participaram do simpósio, que contou com a presença da superintendente da SRS Ponte Nova, Josy Duarte, além de representantes do SAMU/Cisdeste: o diretor técnico Homero Calderaro, a coordenadora de Urgências Ully Carrara Soares, o responsável técnico de Enfermagem Alessandro Teixeira Moraes e o assessor técnico Luiz Fernandes.

Capacitação dos gestores

De acordo com Homero Calderaro, a iniciativa surgiu a partir de demandas levantadas pelos próprios secretários municipais de Saúde, especialmente em relação ao funcionamento da regulação acionada pelo número 192.

“Apresentamos a estrutura da Rede de Urgência e Emergência, o papel do SAMU e os fluxos para a regulação de pacientes, desde o atendimento pré-hospitalar até a transferência entre hospitais. O objetivo foi capacitar os gestores para que se tornem multiplicadores junto às equipes, garantindo que o fluxo ocorra da forma mais adequada possível”, explicou.

A coordenadora de Urgências do SAMU/Cisdeste, Ully Carrara Soares, destacou que o conteúdo foi detalhado para esclarecer dúvidas práticas do dia a dia:

“Mostramos como funciona o processo de regulação médica desde o primeiro acionamento, a importância das transferências de pacientes para hospitais de referência, os protocolos de transporte seguro e ainda informações sobre o uso de ambulâncias sanitárias e o sistema SUSFácil, que organiza a busca por leitos em Minas Gerais”, afirmou.

Integração e fortalecimento da rede

A superintendente da SRS Ponte Nova, Josy Duarte, ressaltou a relevância do encontro para alinhar informações sobre o componente móvel da urgência.

“O SAMU na macrorregião Leste do Sul funciona há apenas três anos, e momentos como este são fundamentais para esclarecer fluxos, protocolos e pactuações. O simpósio foi ainda mais necessário diante da renovação de gestores municipais após as eleições, permitindo orientar e responder às principais demandas dos secretários de Saúde”, destacou.

Por Tarsis Murad 

Foto: Virgílio Neto

Rolar para cima