Sala de vacinação é instalada no aeroporto de Goianá

Imagem

Atendendo a uma solicitação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Prefeitura de Goianá implantou nessa quinta-feira (29/8) um posto avançado de vacinação contra o sarampo no Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco. A vacina está sendo oferecida a todos os passageiros que embarcam e desembarcam de voos vindos dos aeroportos de Viracopos (Campinas) e Congonhas (São Paulo). O cuidado se justifica porque o estado de São Paulo já enfrenta surto de sarampo, principalmente na região metropolitana da capital.

“A importância desse trabalho extrapola os limites do município. Trata-se de uma barreira sanitária para evitar que a doença se propague também no nosso estado”, explica Lúcio Alvim, secretário de Saúde de Goianá. Ele lembra que os cuidados para proteger a população do município também foram intensificados. O estoque do tríplice viral foi reforçado na Sala de Vacinas. Além disso é grande o movimento para conscientizar os pais para que levem seus filhos para vacinar e para que todos compareçam ao PSF para verificar a situação vacinal.

Para o superintendente da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Gilson Soares, a instalação da sala de vacinação no aeroporto é uma ação estratégica para a proteção da população. “É muito importante essa iniciativa do secretário em colocar postos de vacinação nos aeroportos para passageiros provenientes de São Paulo e, também, os que estão embarcando para lá. Cumprindo uma orientação do Dr. Carlos Eduardo, temos também uma equipe no município de Goianá realizando essa a vacinação no aeroporto Regional Presidente Itamar Franco”, disse.

Ainda segundo o Gilson Soares, “a informação é que até o momento foram vacinados passageiros, funcionários e a tripulação. É fazendo a prevenção que conseguiremos barrar a entrada dessa doença em nosso estado. Na quinta-feira (29/9) estive com o Prefeito e com o secretário de Saúde da nossa cidade, onde pude expor a preocupação do estado em relação a essa doença e sai satisfeito, pois a secretaria deslocará uma equipe para a rodoviária onde fará a vacinação na área de embarque e desembarque dos ônibus que fazem a linha para São Paulo”, concluiu.

Autor: Adriana Mendes

Rolar para cima