Sala de Situação da Regional de Pirapora promove Reunião Técnica para Atualização de Informações sobre a Infecção Humana pelo SARS-COV-2

Créditos: Regional de Saúde de Pirapora

A Gerência Regional de Saúde de Pirapora, mediante ação conjunta entre o Núcleo da Vigilância em Saúde e a Coordenação de Atenção à Saúde, realizou nesta sexta-feira (08/05) uma Reunião Técnica para Atualização de Informações sobre a Infecção Humana pelo SARS-COV-2.

O encontro virtual ocorreu por videoconferência e contou com a presença dos secretários municipais de saúde, coordenadores e equipe técnica da vigilância em saúde municipal, bem como representantes da atenção primária à saúde e assistência hospitalar. O evento promovido pelos membros da Sala de Situação Regional culminou na capacitação de 38 profissionais envolvidos na contenção da pandemia COVID-19.

As principais referências utilizadas foram os documentos oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Foi apresentado o atual cenário epidemiológico, a atualização técnica ao protocolo de Infecção Humana pelo SARS-COV-2 publicada no dia 06/05/2020, com as definições dos casos operacionais, fluxos de testagem laboratorial e notificação dos casos, fasttrack e fluxos de atendimento na rede. Ainda, os municípios foram orientados sobre a importância da atualização dos Planos Municipais de Enfrentamento da COVID-19, sobre a Lei 23.636 de 17/04/2020 que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em determinados estabelecimentos e sobre a importância da padronização das informações nos boletins municipais.

Adriana Kátia Emiliano de Souza, Gerente Regional de Saúde de Pirapora, reforçou o compromisso e a missão da instituição de atuar como um ponto de apoio permanente e de referência para as equipes municipais que compõem a Microrregião de Saúde de Pirapora. “Agradeço e parabenizo os gestores e profissionais de saúde, bem como a equipe da Regional de Saúde pela constante atualização de informações relacionadas aos protocolos, notas técnicas, fluxos assistenciais, comunicados e outras orientações publicadas para alinhamento de informações”, disse Adriana.

A Coordenadora da Vigilância em Saúde da Regional, Diane Menezes, destacou sobre o papel do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES-MINAS): “O COES Minas constitui em instância estadual responsável pelo monitoramento e estudo dos casos, além de ocupar espaço central no processo de tomada de decisões e organização das ações de enfrentamento à pandemia”. Ela ainda esclareceu sobre o papel da sala de situação regional, que rotineiramente mantém atualizado o diagnóstico regional da situação de saúde relacionado à pandemia, bem como vem executando as decisões tomadas no âmbito do COES-MINAS – COVID-19, além de subsidiar medidas de contenção ao agravo nos municípios da sua jurisdição.

A referência técnica da vigilância dos vírus respiratórios na Regional, Joicimara Francyne Rodrigues Lima, apresentou as definições de casos operacionais, os fluxos de testagem laboratorial e de notificação dos casos. Também ressaltou a importância da qualificação constante dos dados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

Já a referência técnica da Gestão Hospitalar na Regional, Mariana Alves Machado Ribeiro, enfatizou a importância do monitoramento adequado dos casos leves e de processos qualificados de definição de casos, encaminhamento de pacientes com casos graves na rede e manejo clínico adequado, otimizando a utilização de tecnologias leves e densas, como recursos diagnósticos e propedêuticos disponíveis.

Autor: Regional de Saúde de Pirapora

Rolar para cima