As unidades regionais de saúde de Ponte Nova, Manhuaçu e Ubá participaram, nos dias 9 e 10/9, em Ponte Nova, de oficina do projeto Rotas Saúde em Pauta. A ação integra o planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e é conduzida pela Assessoria de Comunicação e Mobilização Social.
Segundo a jornalista Priscilla Fujiwara, coordenadora do Núcleo de Comunicação Regionalizada e Mobilização Social da SES-MG, “o projeto tem como foco o reforço das ações da área em todas as regiões do estado, levando em conta as peculiaridades de cada território”. Priscila veio acompanhada da também jornalista do setor, Ricarda Caiafa, que apresentou as principais ferramentas e canais disponibilizados pela SES-MG.
Outro objetivo do projeto é promover um contato mais próximo com a imprensa local, permitindo que conheçam os fluxos e construam estrategicamente uma comunicação mais acessível. “Estamos trabalhando nossa comunicação interna e externa, estreitando o contato com a mídia e reforçando nossa responsabilidade para com os cidadãos”, disse a dirigente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, Josy Duarte.
O superintendente da SRS Manhuaçu, Victor Carvalho Vieira, enfatizou que o compromisso da saúde pública está intimamente ligado ao princípio da transparência. “Com a oficina e o planejamento das ações, conseguiremos levar, cada vez mais, informações de qualidade para os municípios e para a população, fortalecendo o SUS”.
Franklin Leandro Neto, dirigente da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, frisou que a comunicação é uma área transversal às demais áreas da Saúde, e precisa ser pensada de forma estratégica e conectada com a realidade dos territórios. “O projeto fortalece esse objetivo, pois promove a escuta ativa e a construção coletiva de um plano de comunicação para conseguirmos avançar na missão de tornar real o SUS ideal”, afirmou.
Após a realização de suas respectivas oficinas, cada uma das 28 URS do estado desenvolve seu Planejamento Estratégico de Comunicação para o período 2024-2026, levando em consideração os diversos públicos de interesse.

Cafezim com a imprensa
Durante o evento, foi promovido o “Cafezim Saúde e Prosa” com jornalistas convidados. Em Ponte Nova, o assunto abordado foi o enfrentamento das arboviroses em seus quatro eixos de atuação: Gestão, Vigilância em Saúde, Redes de Atenção à Saúde e Comunicação/Mobilização Social. O intuito foi contar com o apoio da imprensa durante todo o ano, divulgando ações preventivas e de rotina, e não apenas no período de epidemia.
Uma novidade trazida pela jornalista da SES-MG, Priscilla Fujiwara, foi a criação de um canal direto entre jornalistas e assessores de imprensa das regionais, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, que facilita e agiliza a divulgação das notícias regionais, chamado comunidade “Saúde em Pauta”. Cada regional cria sua comunidade após a oficina.
A jornalista Isabella Ottoni, da TV Educar, deu seu depoimento sobre a experiência. “O encontro permitiu estreitar laços com as Regionais de Saúde, conhecer de perto o trabalho na área e compreender melhor os desafios e as estratégias adotadas para atender a nossa região. A comunicação clara, precisa e responsável é fundamental para que as informações cheguem à população de forma acessível, contribuindo para a conscientização, prevenção e promoção da saúde”, testemunhou a jornalista.
O Projeto Rotas Saúde em Pauta terá continuidade no mês de outubro com a última oficina do projeto, programada para ocorrer na SRS Coronel Fabriciano, com a participação das regionais de saúde de Governador Valadares e Itabira. Ao final, 100% das URS do Estado terão participado da ação e desenvolvido seus planejamentos estratégicos.
Por Tarsis Murad (SRS Ponte Nova), Keila Lima (GRS Ubá) e Antônio Rodrigues (SRS Manhuaçu)
Fotos: Marcos Alexandre Moreira