Quarta-feira, 19/11, foi marcada na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros pela realização do Encontro Outubro Rosa e Novembro Azul, voltado para o reforço e sensibilização de servidores sobre a importância dos cuidados para com a saúde, sobretudo em relação aos cânceres de mama e de próstata.
A iniciativa, conduzida pela Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros reuniu servidores de todas as coordenações, com a realização de palestras sobre saúde mental ministrada pelo psicólogo, Daniel Machado; prevenção ao câncer, com a médica, Laís Santiago; linhas de cuidado e rede de atenção ao câncer no Norte de Minas, ministrada pela referência técnica da SRS, Ludmila Gonçalves Barbosa. As atividades também contaram com a participação da cirurgiã dentista, Aline Durães Azevedo, que relatou a sua trajetória para a superação de um câncer.
“Propagar conhecimentos deve ser o foco de todas as campanhas de prevenção ao câncer, sejam elas durante o Setembro Dourado (câncer infantil); Outubro Rosa (câncer de mama) ou Novembro Azul (câncer de próstata). Nas crianças a atenção dos pais ou responsáveis, bem como de profissionais de saúde deve ser permanente, pois elas ainda não sabem manifestar o que sentem e ainda não passaram pelos fatores de risco para o câncer. Já as mulheres, além de cuidar da própria saúde, ainda se preocupam em também cuidar dos homens, que normalmente vivem sete anos a menos do que as pessoas do sexo feminino devido à falta de habito de cuidar da saúde”.
Os alertas foram algumas das observações que Laís Santiago destacou durante a palestra. Com experiência de anos de atuação na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros, a médica observou que os cuidados com a saúde, envolvendo desde alimentação saudável; consumo moderado de carne vermelha; prática de atividades físicas pelo menos cinco vezes por semana e o não consumo de álcool constituem algumas das medidas mais importantes para conter o avanço dos casos notificados de câncer.
Isso porque, no mundo, 2,3 milhões de casos de cânceres de mama surgem anualmente, com projeção de 73 mil novos casos, neste ano, no Brasil. “Se diagnosticado na fase inicial, entre 95% a 100% das mulheres podem ser curadas do câncer de mama, mas só 40% delas conseguem iniciar o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde”, reforçou a médica.
Já o câncer de próstata é o segundo mais comum no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.
“O Brasil lidera os casos de câncer de próstata, que afeta um a cada seis homens. Além disso, um a cada 35 homens morrem por causa do câncer de próstata”, observou Laís Santiago lembrando da importância da disseminação de conhecimentos sobre o câncer para a população em geral, por meio da implementação de ações voltadas para a educação em saúde, prevenção e diagnóstico precoce levando em conta que “já foi o tempo que o diagnóstico de câncer representava uma sentença de morte”, concluiu a médica.
Na abertura do encontro Outubro Rosa e Novembro Azul, a coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira lembrou que “a iniciativa além de reforçar junto aos servidores a importância das ações de prevenção e cuidados para com a saúde, tais informações devem ser disseminadas no meio familiar e social a fim de que ocorra o aumento da quantidade de pessoas conscientizadas sobre a importância das boas práticas de saúde”.
Por sua vez, a superintendente regional de saúde, Dhyeime Marques, lembrou que “os profissionais da SRS tem atuado para que diversas políticas públicas conduzidas pela Secretaria de Estado da Saúde cheguem de forma efetiva e com qualidade aos diversos segmentos da população, mas os próprios servidores também devem preocupar em se cuidar”.
Por: Pedro Ricardo
Foto: Ana Cristina Macedo
