Reunião mobiliza gestores municipais para frear covid-19 na macrorregião Jequitinhonha

Imagem

Foi realizada, na última segunda-feira (31/5), videoconferência com a presença da equipe do nível central da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), secretários municipais de saúde e técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina. O objetivo foi mobilizar os gestores para o enfrentamento do cenário desfavorável pelo qual passa a macrorregião Jequitinhonha, com relação ao avanço da pandemia do novo coronavírus.

A condução da reunião ficou por conta do subsecretário de Gestão Regional da SES-MG, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, que apresentou a situação da macrorregião, de acordo com os parâmetros do plano Minas Consciente, e alertou sobre o aumento preocupante da incidência de novos casos de covid-19, a situação assistencial e variações nas solicitações de leitos para internação.

A superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, reforçou aos gestores presentes a importância das ações conjuntas para que a macrorregião Jequitinhonha possa frear o avanço da pandemia no território.

“Conforme alertado pelo subsecretário Darlan, em sua apresentação, é importante que os gestores municipais se atentem para o momento delicado em que vivemos. Temos que reforçar as ações de fiscalização para fazer valer as medidas restritivas impostas pelos municípios, só assim será possível aliviar a pressão e abaixar a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI. Em paralelo, é preciso buscar a abertura de novos leitos para atender a população da macrorregião Jequitinhonha. Portanto, precisamos da união de todos para superarmos esse momento desfavorável para a região”, alertou Cleya.

Autor: Ricardo Maciel

Rolar para cima